Samu Aéreo realiza mais de 100 atendimentos em 2015 no PI

No período de janeiro a outubro de 2015, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Aéreo do Piauí realizou 102 atendimentos em 108 ocorrências, o que corresponde a um crescimento de mais de 8%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os números são da Coordenação Estadual do SAMU Piauí.

A solicitação do transporte aéreo está a cargo do médico que acompanha o paciente, que deve estar em um dos hospitais regionais. Participam da equipe socorrista, sete médicos e sete enfermeiros que se revezam em equipes para plantão de 24 horas.

samu-aereo-188235

continua depois da publicidade

Os atendimentos com maior número de deslocamento são dos municípios de Parnaíba, Bom Jesus, Picos, São Raimundo Nonato, Floriano, São João do Piauí e Uruçuí para Teresina. A maioria dos casos é de pessoas que sofreram traumatismo crânio-encefálico (TCE), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

Do total de atendimentos, observa-se a prevalência de pacientes do sexo masculino, com 61 atendimentos e 41 do sexo feminino.

Já em novembro, a primeira ocorrência pelo SAMU aéreo foi realizada nesta quinta-feira, 5, no município de São Raimundo Nonato, em um paciente com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC). De acordo com o diretor do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz. José Maria, o paciente deu entrada nesta unidade no final da tarde, onde foram realizados os procedimentos iniciais. Já foi solicitado o atendimento aéreo e a aeronave se deslocou ao município.

Das 108 ocorrências no período seis não foram efetivadas por óbito do paciente ou condições climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo