A senadora Regina Sousa (PT-PI) apresentou, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, relatório favorável ao projeto que pretende reduzir em 20% os salários dos deputados federais e senadores. Relatora do Decreto Legislativo proposto pela senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), a parlamentar piauiense aumentou a proporção do desconto de 10% (proposta inicial da senadora Gleisi) para 20%.
Para Regina Sousa, diante da crise econômica pela qual passa o Brasil, “os parlamentares precisam começar cortando na própria carne”. A parlamentar piauiense lembrou que atualmente, os subsídios dos membros do Congresso Nacional somam R$ 33.763 mil, o que significa que um integrante do Congresso ganha mais de 16 vezes do que a renda média de um brasileiro. A proposta da senadora Regina é reduzir o salário dos parlamentares para R$ 26.723,13 mil, valor de 2014.
“Mais do que o impacto orçamentário e do simbolismo que envolve a medida proposta, essa é uma questão de coerência. Se o Senado quer aprovar a PEC que limita os gastos sociais para todos os brasileiros e brasileiras, temos de sair da nossa zona de conforto e lembrar que estamos aqui para servir à sociedade”, frisou Regina Sousa.
Após a leitura do relatório e encerrada a discussão na Comissão de Assuntos Econômicos, a votação do projeto teve de ser adiada por falta de quórum. Nenhum senador da base de apoio ao governo Temer esteve presente na CAE para apreciar os projetos, o que impediu a votação da redução dos salários dos parlamentares.
FONTE: ASCOM