Pulgas e carrapatos: as ameaças que eles trazem à saúde de cães e gatos

Saiba como eles atuam em seu animal de estimação e o que você pode fazer para elimina-lós.


Pulgas e carrapatos circulam entre as principais preocupações dos tutores de pets, pois além de trazerem coceira e desconforto, eles também representam uma ameaça para a saúde dos animais de estimação.

A veterinária Tatiana Negreiros explica que o combate as pulgas e carrapatos sempre é um assunto atual, ainda mais por vivermos em uma região muito quente em que as altas temperaturas perduram durante quase todo o ano, favorecendo que esses parasitas se proliferem, infestando com muita rapidez o ambiente em que vivem.

O quadro geral é realmente sério, mas não há motivo para pânico. A boa notícia é que dá para prevenir e até tratar. A seguir a veterinária Tatiana Negreiros esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.

SaoRaimundo.com: O que são carrapatos e pulgas?

Tatiana Negreiros: São parasitas que vivem no ambiente e que se alimentam de sangue de cães e gatos. Ainda existe o mito deles surgirem do sangue dos animais, mas na verdade eles existem no ambiente, parasitam qualquer vertebrado, ou seja, aves, caprinos, vacas, bois, sapos, cobras, animais que tenham sangue.

SaoRaimundo.com: Quais ameaças eles trazem à saúde de cães e gatos?

Tatiana Negreiros: Os carrapatos e pulgas, transmitem doenças sérias e graves, que podem matar. Como se alimentam de sangue, ou seja, eles podem transmitir doenças através da picada, durante o que chamamos de repasto sanguíneo, que é o tempo que o parasita se alimenta do sangue do seu cão ou gato.

SaoRaimundo.com: O que se deve fazer para o animal não ter esses parasitas?

Tatiana Negreiros: No mercado, existe o que chamamos de antiparasitários, que vem em forma de medicamentos orais, coleiras e até pour on, que são produtos colocados na pele do animal com a finalidade de repelir e matar esses parasitas. É sempre importante, conversar com o médico veterinário de sua confiança, pra que ele instrua, a melhor maneira de evitar que esses parasitas alcancem seus pets.

10 mitos e verdades sobre pulgas e carrapatos | Saúde | iG

SaoRaimundo.com: Como evitar que esses parasitas infestem o ambiente

Tatiana Negreiros: É importante, estar constantemente verificando, tanto o ambiente quanto inspecionando a pele e o pelo do seu cão ou gato. Conversar sempre com o veterinário da sua confiança, pra ele ajudar a fazer a escolha do melhor antiparasitário, pra assim conseguir minimizar uma possível infestação.Também recomendamos higiene ambiental nos locais mais frequentados pelo pet, ou até mesmo uma dedetização associada ao uso do lança chamas, em locais grandes, como quintais, já que aqui a maioria dos pets vivem em casas.

Outra recomendação super importante é evitar a saída do cão sem supervisão do tutor, ou seja, aqueles que tem cães que são semi domiciliados, que saem sem coleira/guia.

SaoRaimundo.com Quais doenças mais comuns?

Tatiana Negreiros: As doenças mais comuns encontradas nos cães são “as doenças do carrapato”, a mais comum é a erliquiose, mas também podemos encontrar a anaplasmose, babesiose e doença de Lyme. Nos gatos, a teníase, verminose transmitida através da picada de pulgas, quando o bichano está muito infestado, eles saem vivos pelo ânus.

O mercado pet não mede esforços para disponibilizar produtos que auxiliem no combate a infestações e doenças, ao passo que médicos veterinários e outros profissionais da área buscam, constantemente, reforçar a necessidade de uma rotina diária de controle. Se você tem um animal de estimação em casa é bom ficar atento.

Tatiana Negreiros é médica veterinária (Crmv/Pi 00910) Formada pela Universidade Federal do Tocantins, especialista em Clínica e Cirurgia em Pequenos Animais. Sócio Proprietária do Espaço Pet com foco na clínica geral, anestesista, clínica de felinos, exames laboratoriais e de imagem.

Contato: (89) 3509-0420

Siga o Instagram do Espaço Pet: https://www.instagram.com/espacopetsrn/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo