Com o final do 1º turno do pleito deste ano, com apenas o 4º lugar na disputa da Prefeitura de Teresina, o Partido dos Trabalhadores (PT), reduziu em mais de 36% no número de prefeitos eleitos no estado do Piauí em quatro anos.
Entre os anos de 2016 e 2020, o PT apresentou uma queda considerável no número de prefeitos eleitos. Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no ano de 2016 a sigla ganhou 38 prefeituras no estado, já com o fim deste pleito, apenas 24 foram garantidas, tendo uma redução de mais de 36,84%.
A nível nacional, o antipetismo seguiu crescendo após as eleições de 2012, quando 630 prefeitos foram eleitos pelo partido em todo o Brasil. Quatro anos depois, caiu para 255 e em 2020 são apenas 179 prefeitos.
Disputa em Teresina
O Partido dos Trabalhadores, em âmbito municipal, é conhecido por não apresentar bons resultado nas disputas pela Prefeitura de Teresina. Neste ano, o nome lançado para a disputa foi o de Fábio Novo, deputado estadual e ex-secretário de Cultura, porém, o petista ficou em 4º lugar.
Em 2012, quando ainda era senador, o governador Wellington Dias (PT) ficou em terceiro lugar com 14,18% dos votos, não conseguindo ir para o segundo turno, que ficou entre o senador Elmano Férrer (PTB) e o atual prefeito Firmino Filho (PSBD).
FONTE: GP1