O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nota oficial nesta quinta-feira (16) condenando as operações conduzidas pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) na Venezuela sob o pretexto de combate ao narcotráfico.
De acordo com o partido, as ações representam uma “grave violação à soberania venezuelana” e configuram “ingerência indevida em assuntos internos de um país latino-americano”. O PT afirmou ainda que a justificativa do combate às drogas tem sido utilizada historicamente pelos Estados Unidos como instrumento de dominação política e econômica na região.
A nota ressalta que o combate ao narcotráfico deve ser realizado de forma cooperativa e respeitosa entre as nações, “sem impor sanções, bloqueios ou intervenções que agravem a situação social e econômica dos povos”.
O partido também expressou solidariedade ao governo de Nicolás Maduro e ao povo venezuelano, reiterando a importância do diálogo e da integração entre os países da América Latina como caminho para a paz e o desenvolvimento.