A perda dentária pode acontecer devido a diversos fatores: envelhecimento, acidente ou até mesmo em decorrência de alguma doença. Além de prejudicar o processo de mastigação, a falta de dentes costuma afetar muito a autoestima.
A cirurgiã dentista Myrna Maria explica que é possível resolver esse problema com prótese dentária, e afirma que a que mais se destaca no mercado ultimamente é a prótese protocolo.
Para esclarecer mais sobre essa técnica, preparamos um guia esclarecedor com as principais dúvidas sobre o assunto.
SaoRaimundo.com: O que é prótese protocolo?
Dra. Myrna Maria: A prótese protocolo é uma alternativa moderna e segura para quem perdeu todos os dentes e deseja ter conforto ao falar ou mastigar. Trata-se de uma prótese total, ou seja, com todos os elementos dentários, aparafusada em implantes.
SaoRaimundo.com: Quais os diferenciais dessa prótese?
Dra. Myrna Maria: Diferentemente das próteses convencionais, a prótese protocolo é fixa nos implantes e o paciente tem a segurança de que ela não vai cair durante uma conversa ou refeições. Além disso, essa prótese não se adapta no palato, mais conhecido como “céu da boca”, deixando-o livre e consequentemente traz muito mais conforto ao paciente.
Através dessa prótese é possível devolver um sorriso natural ao paciente, esse sem dúvidas é o seu maior benefício. Mas também devolvemos estabilidade durante a fala ou mastigação, evita dores ou desconfortos causados pela prótese total convencional, tem uma longa durabilidade e é de fácil higienização”, diz a Dra. Myrna Maria.
SaoRaimundo.com: Como é a adaptação?
Dra.Myrna Maria: A adaptação ocorre de forma rápida e tranquila, logo na primeira semana de instalação.
SaoRaimundo.com: E a Durabilidade?
Dra. Myrna Maria: Essa prótese tem uma longa durabilidade, desde que o paciente siga todas as orientações de cuidado e higienização e realize as manutenções periódicas.
SaoRaimundo.com: Como é feita a higienização?
Dra. Myrna Maria: Assim como na higienização dos dentes naturais, através da escovação, o uso de fio dental e enxaguantes após as refeições. Existe também no mercado um aparelho portátil de jato de água que auxilia nesse processo de higienização. É importante destacar também a importância da limpeza profissional no plano de higienização da prótese protocolo. É recomendada a visita regular ao consultório odontológico a cada 6 meses (ou a critério do cirurgião) para realiza-la.
SaoRaimundo.com: Qualquer pessoa pode colocar a prótese protocolo?
Dra. Myrna Maria: Sim, desde que esteja com a saúde controlada. Avaliamos isso através de uma anamnese detalhada e com exames clínicos, radiográficos e laboratoriais. A prótese tipo protocolo é contraindicada somente aos pacientes cujas condições de saúde geral não permitam a realização da intervenção cirúrgica para a instalação dos implantes.
SaoRaimundo.com: Quais são os principais cuidados?
Dra Myrna Maria: Os principais cuidados são quanto a higienização para evitar uma periimplantite, que é uma inflamação na gengiva ao redor dos implantes que causa reabsorção óssea e consequentemente a perda dos implantes. Também é importante realizar as manutenções a cada 6 meses para realizar a limpeza profissional e avaliar se é preciso trocar algum parafuso da prótese.
A prótese protocolo é então a solução mais vantajosa e interessante para pacientes que perderam todos os dentes e desejam fazer a reabilitação. Na hora de iniciar o tratamento, é importante contar com uma clínica responsável e segura para garantir os melhores resultados.
Myrna Maria Santana é cirugiã dentista, formada pela Faculdade Integral Diferencial- Facid, especialista em Implantodontia, com foco em Reabilitação Oral pela Faculdade São Leopoldo Mandic- Campinas SP, e atende na clínica Orthocenter.
Agende uma avaliação pelo número: (89) 98123-4918