Buscando integrar tecnologia e Educação Patrimonial, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Piauí (Iphan-PI), por meio do Escritório Técnico em São Raimundo Nonato (ETSRN-PI), criou o projeto “Jogo da Memória Eletrônico: Patrimônio Cultural Território Serra da Capivara”, que alia programação, Patrimônio Cultural e uma dose de diversão.
O projeto utiliza o formato de um jogo da memória e propõe a divulgação do Patrimônio Arqueológico do Parque Nacional da Serra da Capivara, apresentando grafismos presentes nos sítios arqueológicos do parque e informações sobre esses locais, com detalhamento de como era o ambiente ou como foi feito o pigmento utilizado em determinada gravura, por exemplo.
A ação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural desde outubro de 2023, pelo mestrando Carlos Roberto Rocha Silva, em conjunto com a chefe do ETSRN-PI, Ana Stela Negreiros Oliveira.
A proposta é que o jogo seja utilizado como ferramenta de letramento digital e de Educação Patrimonial para estudantes do Ensino Médio. Para isso, em outubro de 2024 foi feita uma parceria com o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Gercílio de Castro Macedo, localizado em São Raimundo Nonato (PI), que oferece curso técnico em Informática com ênfase em desenvolvimento de jogos.
A parceria tem resultado no aprimoramento da ferramenta por meio do engajamento dos estudantes, que estão aplicando na prática as linguagens de programação e marcação para programar o jogo e utilizando como base os grafismos da Serra da Capivara para compor o conteúdo.
“Ao logo dos anos, o ETSRN-PI desenvolveu diversos jogos físicos, especialmente em suportes de papel, com o intuito de divulgar e integrar as práticas de patrimonialização junto à sociedade. Essa experiência inspirou a concepção do jogo eletrônico, que busca ampliar o alcance e a acessibilidade das iniciativas de Educação Patrimonial da unidade, utilizando uma abordagem interativa e digital”, explica a chefe do Escritório Técnico em São Raimundo Nonato, Ana Stela Negreiros Oliveira.
Além de permitir o desenvolvimento de competências técnicas relacionadas à programação e jogos digitais, o projeto também busca fomentar o diálogo entre as vivências dos estudantes e o Patrimônio Cultural local, fortalecendo a conexão entre educação, patrimônio e comunidade.
Assim, a parceria também rendeu uma visita guiada dos estudantes ao sítio arqueológico Boqueirão da Pedra Furada, um dos mais significativos da América do Sul, localizado na Serra da Capivara e reconhecido por seus registros rupestres; além de visita ao Museu da Natureza, que possui amplo acervo patrimonial e exposições elaboradas com o auxílio da tecnologia.
De acordo com o mestrando Carlos Rocha, a experiência de integrar linguagens de programação com Educação Patrimonial tem se revelado, ao mesmo tempo, desafiadora e enriquecedora. “A programação mostra-se como uma ferramenta facilitadora para dar movimento a propostas educativas. Estamos iniciando uma interface que poderá conectar ainda mais pessoas ao Patrimônio Cultural”, destaca o mestrando. “Utilizamos algumas técnicas estratégicas para equilibrar a experiência lúdica do jogo com o aprendizado e informações, estimulando a curiosidade sem comprometer a fluidez e dinâmica comuns nesse tipo de jogo”, completa.
O projeto está nas fases finais de seu desenvolvimento e, assim que for finalizado, o jogo deverá ser disponibilizado on-line para o público. O modelo poderá também ser implementado em outras escolas ou incorporado ao percurso pedagógico de novas turmas do curso técnico em Informática do CEEP Gercílio de Castro Macedo, ampliando seu impacto educacional.