O Projeto de “Catalogação e Digitalização da Documentação Histórica de São Raimundo Nonato-PI (séculos XIX e XX), idealizado e coordenado pela Professora Mestra Déborah Gonçalves Silva da UESPI/Campus Professor Ariston Dias Lima, recebeu a Menção Honrosa em Direitos Humanos “Antônio de Noronha”, em solenidade realizada nesta sexta-feira (02/12). A homenagem aconteceu durante o II Seminário Estadual Direitos Humanos e Diversidade, realizado no Auditório do Tribunal de Justiça pelo Grupo Matizes e Escola Judiciária do Piauí.
“Foi uma seleção muito difícil, porque no Estado do Piauí existem muitas pessoas que atuam na defesa e em assegurar os direitos das pessoas. Este ano buscamos ouvir os pró-reitores e a comunidade, para a indicação de pessoas dentro e fora da instituição que prestaram serviços relevantes. Como a homenagem terá vida longa, nos anos seguintes outros nomes serão contemplados”, afirmou a vice-reitora da UESPI, Bárbara Melo.
O reitor da UESPI, Nouga Cardoso, destacou que todas as pessoas e entidades selecionadas no desempenho das suas funções públicas e de suas vidas têm ações de acolhimento e de respeito aos direitos humanos. “Por este trabalho realizado por essas pessoas de valorizar a pessoa humana é que administração distinguiu para o momento de entrega de títulos de direitos humanos. E o nome do Dr. Noronha não podia ser mais adequado para essa menção”, concluiu.
“A homenagem representa o reconhecimento pelo trabalho que vem sido desenvolvido pelo Curso de História da UESPI de São Raimundo Nonato, no tocante a valorização da História e da Memória da cidade. Nos sentimos honrados e gratos pelo reconhecimento e apoio que recebemos”, destaca a Profa. Déborah Gonçalves.
Sobre o Projeto:
O projeto resultou das preocupações em relação a conservação da Documentação de valor Histórico de São Raimundo Nonato-PI situada entre os séculos XIX e XX, no sentido de garantir que tais documentos possam receber tratamento e alojamento adequados. Para isso, através da salvaguarda da documentação para a Universidade Estadual do Piauí, o núcleo de Documentação e de Pesquisa em História do Campus Prof. Ariston Dias Lima está desenvolvendo o trabalho de higienização, classificação, catalogação e digitalização de todo o acervo documental do judiciário (documentos primários tais como: testamentos, inventários post-mortem, arrolamentos, cartas de alforria, registros de compra e venda, processos crime, abarcando os séculos XIX e XX); O objetivo é constituir os acervos históricos para garantir a pesquisa e o conhecimento da história local. Em apenas seis meses de projeto, já foram higienizados, catalogados e digitalizados todos os documentos que correspondem ao século XIX.
Coordenação: Profa. Ma. Déborah Gonçalves Silva
Discentes do curso de História envolvidos no projeto:
- Adrienny Cavalvante
- Elisa dos Santos Deusdará
- Kamila Ramos
- Mateus Alves de Carvalho
- Ronailto de Castro
- Sidimara Benevides Luz
Fonte: – Assessoria de Comunicação – UESPI – ascom.uespi@gmail.com