Programa de órteses e próteses atende 200 pacientes em São Raimundo Nonato

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, visitou, nesta quarta-feira(13), o Programa Passo à Frente, que está em São Raimundo Nonato, disponibilizando órteses e próteses. Os atendimentos iniciaram nesta terça-feira(12) e seguem até a sexta-feira(15). Nos dois primeiros dias, o programa já atendeu cerca de 200 pessoas. Essa é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência.

De acordo com o secretário, esta ação fortalece a proposta do Governo do Estado de descentralizar os serviços de saúde. “O programa vem com a perspectiva de levar esses atendimentos para os pacientes que necessitam de órtese, prótese ou algum outro instrumento que auxilie na sua locomoção. A única oficina, na rede pública, encontra-se em Teresina. Agora, com o Passo à Frente, essa oficina passa a ser itinerante e vem até mais próximos dos cidadãos piauienses para que aqui possa ser auferido os moldes necessários, confeccionados e reajustados”.

continua depois da publicidade
Em dois dias, Passo à Frente atende cerca de 200 pacientes em São Raimundo Nonato( Foto: Allana Sousa/Ascom Sesapi)

O Programa funciona como uma oficina ortopédica itinerante, com disponibilização de cadeiras de rodas, fabricação de coletes, botas, palmilhas e avaliações para uso de muletas, bengalas, andadores, sapatos para pé diabético e pé congênito.

Emiliana Aparecida dos Santos Ferreira, 57 anos, de São Raimundo Nonato, descobriu que tem diabetes há dez anos e precisa de um sapato diabético. “Meu pé tem ficado muito inchado e por isso resolvi procurar esse atendimento por indicação da agente de saúde do meu bairro. O atendimento foi muito bom, fiz as medidas e agora é só aguardar”.

Já Dereni Pereira, residente no município de Caracol, necessita de uma bota ortopédica. “Já uso uma bota, mas ela é desconfortável. O atendimento aqui foi muito bom. E eu espero que com essa nova bota, eu tenha mais facilidade para caminhar”, disse.

As atividades do Passo à Frente nos municípios têm evitado o deslocamento de centenas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para Teresina, fortalecendo o processo de descentralização e resolutividade dos atendimentos.

O Programa Passo à Frente atende, além de São Raimundo Nonato, os municípios de Anísio de Abreu, Bonfim do Piauí, Coronel José Dias, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Fartura, Guaribas e Jurema.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo