1 – Coma algo
Processo conhecido como “forrar o estômago”, comer algo antes de uma noite de bebedeira moderada ou pesada sem dúvida ajuda a diminuir os efeitos de uma ressaca. Na verdade, quanto mais você comer, mais tempo levará para o álcool ter efeito em você. Isto acontece porque os alimentos ajudam a reduzir a formação do acetaldeído em seu estômago, e é esta substância que é considerada a principal causa das ressacas.
– Alimentos gordurosos, cheios de carboidratos, como pizza e massas, são os melhores para evitar ressacas, já que a gordura diminui a velocidade de absorção de álcool do seu corpo.
– No entanto, se estiver tentando manter uma dieta saudável, alimente-se apenas de peixes oleosos, como salmão, truta e cavalinha.
2 – Ingira vitaminas
Seu corpo usa muitas vitaminas e nutrientes ao metabolizar álcool, enquanto o próprio álcool destrói vitaminas B essenciais. Sem estas vitaminas, seu corpo terá dificuldades em retornar ao seu estado “sóbrio”, levando à temida ressaca. É possível ajudar seu pobre figado, tomando um suplemento vitamínico antes de uma noite de bebedeira. Para melhores resultados, opte por vitaminas do complexo B, B6 ou B12.
– Suplementos de Vitamina B podem ser encontrados na maioria das farmácias e supermercados, ou você poderá aumentar sua ingestão de vitaminas B naturalmente, comendo fígado, carne, e outros produtos animais, como leite e queijo.
3 – Ingira uma colher de azeite de oliva
Pode parecer meio nojento, mas muitas culturas Mediterrâneas juram que esta técnica de prevenção de ressaca funciona. Basicamente, funciona com o mesmo princípio da ingestão de alimentos gordurosos antes de beber – a gordura do azeite de oliva irá limitar a absorção de álcool do seu corpo. Logo, se conseguir, tome uma colher de azeite de oliva antes de sair para a balada.
– Alternativamente, você pode aumentar sua ingestão de azeite de forma menos direta, mergulhando um pouco de pão crocante nele, ou espalhando-o pela salada.
4 – Beba leite
O leite é conhecido por evitar ressacas, já que ele forma uma camada no estômago, ajudando a diminuir a velocidade de absorção do álcool na corrente sanguínea. Apesar de existirem poucos indícios científicos para sustentar esta tese, existem muitas pessoas que garantem que este método funciona. Pelo menos, o leite é uma fonte saudável de cálcio e vitaminas B, portanto, bebê-lo só fará bem.