Prefeitura de São Raimundo Nonato implantará selo de combate ao Aedes Aegypti

A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, através da Secretaria de Saúde do Município, estará lançando no próximo dia 08 de março uma nova estratégia na campanha de enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da Dengue, Chikungunya e Zica Virus. Esta nova estratégia da Prefeitura Municipal será a implantação de um SELO que será aplicado em cada residência indicando a real situação daquele ambiente em relação a focos do mosquito.

 

(Esta imagem é apenas ilustrativa, podendo ser diferente os selos que serão implantados em SRN)
(Esta imagem é apenas ilustrativa, podendo ser diferente os selos que serão implantados em SRN)

 

continua depois da publicidade

Os SELOS terão as cores verde, amarela e vermelha. O selo verde é para as casas que estão limpinhas sem água parada, sem lugares para procriação do mosquito, o amarelo é sinal de alerta para possíveis criatórios e o vermelho para locais em que foram encontradas larvas do Aedes Aegypiti.

Em entrevista ao programa de Rádio da Prefeitura Municipal, o Secretário de Saúde do Município Dr. Robson Aguiar Barreto falou da nova estratégia de combate ao mosquito que deverá ser lançada dia 08 de março, o Secretário falou ainda que nesta data será feita a entrega de EPIs aos Agentes de Endemias e que a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde irá iniciar a distribuição de repelentes para as mulheres gestantes do município.

A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato está copiando o exemplo de cidade de Água Branca que através de um projeto local, começou a utilizar a estratégia do selo e com isto, reduziu drasticamente o número de casos da doença que também previne outras que são transmitidas pelo mosquito. No ano passado foram registrados só sete casos de dengue e nenhum das outras doenças. O município de pouco mais de 17 mil habitantes é usado como exemplo pelo Ministério da Saúde. Em dois anos, eles conseguiram reduzir o índice de infestação do Aedes aegypiti de 7,4%, que é considerado de alto risco de surto de dengue, para zero.

A classificação será feita pelos agentes de endemias que passaram a trabalhar com a equipe do programa Saúde da Família. Juntos eles visitarão todos os imóveis da cidade e até mesmo na zona rural e este receberá um selo de acordo com a situação encontrada. Estes imóveis continuarão recebendo a visita dos agentes de endemias para troca de selos em caso de modificação da situação atual.

Na cidade de Água Branca, o selo provoca uma disputa entre os moradores. Na primeira visita dos agentes à casa de Iracema Lopes, ela recebeu o selo vermelho, não ficou nada satisfeita, aí ela foi a luta, limpou o quintal e quatro meses depois recebeu uma nova classificação: o selo verde.

“Estou feliz por ter conquistado o verde, que é o gosto de todo mundo, querer o verde. É sinal de que a gente está cuidando melhor de nosso quintal, porque a gente sabe que a dengue é um mosquitinho pequeno, mas que leva até a morte e a gente não quer isso”, ressaltou Iracema.

O projeto virou lei no munícipio e agora a prefeitura da cidade quer fazer uma alteração: o imóvel que receber selo verde durante um ano terá direito a desconto de 20% no IPTU. A mudança na lei foi encaminhada para a Câmara de Vereadores e aguarda votação.

Fonte: Ascom PMSRN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo