Prefeitura de São Raimundo Nonato disponibiliza Central de Orientação ao Coronavírus

A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato disponibiliza a Central de Orientação para Prevenção ao Coronavírus, no telefone (89) 9 8136-2406, no qual profissionais estarão de plantão das 08 h às 11:30 h e de 13:30 h  às 17 h para orientar e prestar esclarecimentos à população que apresentar os sintomas do coronavírus (coriza, tosse, dor de garganta, possivelmente dor de cabeça e febre, que pode durar alguns dias) e que esteve no exterior ou em contato com pessoas de cidades e regiões onde já há a circulação do vírus, seja no Brasil ou em outros países.

O paciente que apresentar sintomas leves deve se isolar em casa, sob recomendação médica; usar máscara para proteção das vias aéreas e não ter contato com os demais moradores da residência em até 14 dias. A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato, por meio da Secretaria de Saúde orienta que todas as pessoas com sintomas leves de infecção respiratória não procurem as unidades de saúde e UPAs.

Monitoramento de casos

– Até o momento, 03 casos suspeitos estão sendo monitorados em São Raimundo Nonato. Os pacientes já fizeram o exame e aguardam os resultados em isolamento em suas casas, conforme protocolo da Organização Mundial da Saúde, que determina a internação em hospitais apenas para casos graves.

continua depois da publicidade

Confira o fluxo de atendimento para casos suspeitos de pacientes com Covid-19 em diferentes situações:

Viajante: pessoa que apresente febre, pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, cor azulada ou acinzentada da pele, batimento de asa de nariz e retração da musculatura das costelas durante a respiração) e com histórico de viagem para país com transmissão sustentada ou área com transmissão local nos últimos 14 dias.

Contato Próximo: pessoa que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, cor da pele azulada ou acinzentada, batimento de asa de nariz e retração da musculatura das costelas durante a respiração) e histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para Covid-19, nos últimos 14 dias.

Contato Domiciliar: pessoa que manteve contato domiciliar com caso confirmado por Covid-19 nos últimos 14 dias e que apresente febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta e coriza).

Ministério da Saúde

De acordo com o Ministério da Saúde o contato próximo é definido como estar a aproximadamente dois metros de um paciente com suspeita de caso por novo coronavírus, dentro da mesma sala ou área de atendimento, por um período prolongado, sem uso de equipamento de proteção individual (EPI).

O contato próximo pode incluir cuidar, morar, visitar ou compartilhar uma área ou sala de espera de assistência médica ou, ainda, nos casos de contato direto com fluidos corporais, enquanto não estiver usando o EPI recomendado.

Já a definição de caso suspeito, considera além do quadro clínico, a identificação da procedência e do roteiro de viagem nos últimos 14 dias deve ser realizada de forma mais detalhada possível em todas as portas de entrada da rede assistencial, seja ela pública ou privada (país e cidade, número de voos, datas, etc).

Os pacientes com histórico de contato com casos suspeitos, confirmados, ou com histórico de viagem para as regiões com transmissão comunitária da doença e que apresentem sintomas de febre e pelo menos mais um sintoma de gripe (coriza, dor de garganta, tosse, espirro) devem procurar a rede de atenção básica para notificação e realização do exame.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo