Atendendo reivindicações dos moradores, o prefeito de Caracol, Gilson Macêdo assinou, semana passada, a ordem de serviço para o início das obras dos portais na entrada da cidade.
Os projetos para a construção de três portais nas saídas do município para as cidades de São Raimundo Nonato, Campo Alegre e Guaribas foram assinados pelo engenheiro Sérgio Belo e estão previstos para serem entregues à população no mês de setembro.
“É uma obra que há anos era reivindicada pelos moradores, que pedem uma sinalização e a construção de um monumento que simbolize a cidade. Portanto, o objetivo destes portais é mostrar a identidade de nosso município, além de deixar as entradas da cidade mais atrativa, elevando assim o potencial turístico da região”, explicou Gilson Macedo.
Potencial turístico
O município de Caracol é a porta de entrada para o Parque Nacional da Serra das Confusões, maior reserva do bioma caatinga do país e possui mais de 823 mil hectares, na região da Serra Vermelha. Além de ser um a área de preservação de fauna e flora, o parque também possui inúmeras formações rochosas, cavernas, olhos d’água e sítios arqueológicos.
Diversas áreas do parque são visitáveis, mas algumas delas requerem veículo com tração quatro por quatro. Os locais mais visitados são a Gruta do Riacho dos Bois e o mirante Janela do Sertão, mas o turista pode conversar com os guias para conhecer outras atrações como o Baixão das Andorinhas e o Sítio Moquém.
Para entrar no parque também é necessária a presença de guia da Associação de Condutores do Parque Nacional da Serra das Confusões, que podem ser encontrados na cidade de Caracol.
Por Cristóvão Braga