A Prefeitura de São Raimundo Nonato está adotando um novo programa para emissão de Nota Fiscal Eletrônica. O contribuinte deve se cadastrar em um novo sistema para acessar as guias de pagamentos.
Ainda segundo o secretário, a adesão ao novo programa tem o objetivo de integrar sistemas e levar agilidade a processos burocráticos, sem contar com a formação de um banco de dados único.
SERVIÇO – A nova Nota Fiscal Eletrônica pode ser acessada pelo endereço http://saoraimundononato.pi.gov.br/portal/ na aba SERVIÇOS – NOTA FISCAL ELETRÔNICA. Os contribuintes devem realizar o cadastro imediato para utilizar o novo sistema.
O que é Nota Fiscal de Serviços Eletrônica?
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento que vai substituir as tradicionais notas fiscais impressas.
A NFS-e, implantada pela Secretaria de Administração e Finanças, vai simplificar a vida dos prestadores de serviços.
1 – Solicitar Credenciamento:
Inicialmente solicite o credenciamento do prestador de serviços, informando todos os dados requisitados;
• É possível solicitar credenciamento para emissão de Nota Fiscal Avulsa, para pessoas físicas com estabelecimento no município e para pessoas jurídicas estabelecidas no município; e credenciamento para emissão de Nota Fiscal Regular (Não Avulsa), para pessoas jurídicas com estabelecimento neste município emissor da nota.
• Durante a solicitação do credenciamento, o cadastro do Representante Legal será feito automaticamente, junto com o cadastro da empresa.
2 – Documentos Necessários e Senha de Acesso ao Sistema:
Após concluir a solicitação de credenciamento, o Representante Legal recebe um e-mail informativo, determinando quais são os documentos que deverão ser entregues na prefeitura;
- Recebe também uma senha, para ter acesso ao sistema e emitir Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas, para isso é necessário aguardar a liberação do credenciamento pela Prefeitura.
- O acesso ao sistema será feito com o CPF do representante legal ou CNPJ da empresa. A senha será enviada para o email do representante legal.
- Será possível acessar o sistema, porém a opção de Emitir NFSe ainda não estará disponível enquanto a prefeitura não confirmar o credenciamento.
3 – Credenciamento pela Prefeitura:
- Ao receber os documentos a prefeitura vai analisá-los e conferir se todos os dados foram preenchidos corretamente no momento da solicitação do credenciamento.
- Em seguida se todos os dados estiverem corretos, a prefeitura irá credenciar a empresa, liberando-a, assim, para a emissão de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas.
Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato com o Departamento de Tributos da Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato.