Ao assumirem no dia 1º de janeiro, após eleitos ou reeleitos em novembro do ano passado, nomearam 1.023 parentes para primeiro e segundo escalões das Prefeituras Municipais. Apesar da condenação pública do nepotismo,a legislação brasileira permite que os prefeitos, governadores e presidente nomeie parentes de primeiro grau para cargos de primeiro escalão, mas não para funções administrativas de escalões mais baixos. O Piauí possui 224 municípios.
No levantamento feito no “Diário dos Municípios” é possível contabilizar até sete secretários municipais e da Assessoria Especial como é o caso do prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, que nomeou pessoas com seu parentesco para as Secretarias Municipais de Saúde, Agricultura, Obras, Cultura, Transportes, Administração e Assessoria Especial; mesmo número de pessoas nomeadas para Secretarias Municipais, Setor de Limpeza e Controladoria Interna. São os parentes que ocupam as Secretarias Municipais Estratégicas como acontece na grande maioria dos municípios.
O prefeito de Buriti dos Montes, José Valmy Soares, nomeou Maria de Lourdes Soares para a Secretaria Municipal de Finanças e também como responsável pela tesouraria de aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Saúde (FMS), Maria de Lourdes da Silva Soares para a Secretaria Municipal de Educação; e Maria de Fátima Soares para a Unidade Municipal de Saúde Francisco Alves dos Montes.
O prefeito de Corrente, Glaydson Murilo Mascarenhas, nomeou Ianê Mascarenhas Ribeiro para a Secretaria Municipal de Trabalho e Cidadania; a prefeita de Pajeú, Sebastiana Vieira Carvalho, nomeou Edilberto de Almeida Carvalho para a Secretaria Municipal de Saúde; o prefeito de Capitão Campos, Francisco Medeiros de Carvalho, nomeou José Roberto Vieira de Carvalho para a Secretaria municipal de Administração e Finanças; o prefeito de Teresina, Firmino Filho, da família Silveira, nomeou Charles Silveira para a Secretaria de Governo e o delegado da Polícia Civil Samuel Silveira para a Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social.
O prefeito de Parnaguá, Ariano Messias Nogueira Paranaguá, nomeou Sândalo Vagner Nogueira para a Secretaria Municipal de Saúde; Marta Simone da Costa Nogueira para Secretaria Municipal de Assistência Social; Marcos Lisboa Nogueira para a Secretaria Municipal de Orçamento e Finanças; e Wanderson de Sousa Nogueira foi nomeado procurador geral do Município.
Foram nomeados pelos prefeitos para as Secretarias Municipais e cargos de segundo escalão suas mulheres, pais, filhos, irmãos, genros e noras, o que faz aumentar sua renda famílias já que os maiores salários do município para suas casas. O prefeito de Boqueirão do Piauí, Valdemir Alves da Silva, nomeou três parentes para cargos estratégicos da Prefeitura Municipal.
Os prefeitos do Piauí nomeiam parentes para as Secretarias Municipais que movimentam mais recursos e têm uma relação direta com a população de seus municípios como Saúde, Educação, Finanças e Assistência Social.
A prefeita de São João do Canabrava, Mércia de Araújo Abreu, nomeou Francisco Evandro de Araújo como secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente; Francisca Meyriane de Araújo como secretária municipal de Finanças; e Maykiane de Abreu para a Secretaria Municipal de Saúde.