No referido decreto, excetuam-se apenas os secretários municipais de Caracol, que exercem cargos de agentes políticos indispensáveis ao funcionamento do município e tesoureiros.
O prefeito do município de Caracol, Piauí, Nilson Fonseca do PT (foto ao lado), demitiu todos os prestadores de serviços, funcionários comissionados e contratados não concursados do quadro da Prefeitura. O ato do prefeito Nilsão foi publicado no Diário Oficial dos Municípios no dia 01 de dezembro com efeito retroativo a 30 de novembro de 2015. Com a canetada do Nilsão, muitos funcionários demitidos não escondem a tristeza de perder o emprego neste período de Natal e ano novo, justamente quando todos necessitavam dos seus salários para comprar alguns presentes para seus filhos e familiares. A notícia gerou insatisfação generalizada e pegou a todos os funcionários de surpresa.
No referido decreto, excetuam-se apenas os secretários municipais, que exercem cargos de agentes políticos indispensáveis ao funcionamento do município e tesoureiros.
Não é de hoje que as prefeituras de municípios pequenos, sobretudo da região Nordeste, vêm passando por dificuldades financeiras. As quedas nos repasses do FPM, principal renda de municípios sem grandes arrecadações, tem tirado o sono dos gestores e a chegada de um novo ano, aliada à obrigatoriedade de pagar despesas já empenhadas, são fatores que pesam na hora da decisão de certos prefeitos , o que os levam a tomar medidas impopulares, como a exoneração de funcionários. É um presente amargo de natal que nenhum prefeito gostaria de dar aos seus munícipes
O prefeito Nilsão , de uma canetada só, demitiu funcionários comissionados, com a finalidade de cortar gastos e amenizar a crise.