Prefeitas eleitas da região de São Raimundo Nonato participam de Seminário

A prefeita eleita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro e a prefeita eleita do município de São Lourenço do Piauí, Michelle Oliveira participaram do Seminário Novos Gestores: Municipalismo de Resultados realizado pela APPM na capital do estado. O presidente da APPM, Arinaldo Leal, acolheu os participantes do Seminário e as autoridades presentes, entre elas o governador Wellington Dias, o senador Ciro Nogueira e os deputados federais Marcelo Castro, Rejane Dias e Júlio César.

DSC_0076.JPG

“O objetivo é promover a produção de conhecimentos para a construção de uma cultura organizacional adequada aos novos tempos da administração pública. Os novos gestores encontrarão uma realidade bem diferente a de anos anteriores, um cenário de crise e de sobrecarga de atribuições dos municípios, por isso todos tem que estar bem preparados”, discursou Arinaldo Leal.

O senador Ciro Nogueira falou sobre o projeto Integrar APPM, que tem o apoio da Caixa Econômica Federal. Seguiu-se a leitura do Relatório Síntese de Ações e Propostas da Escola de Municípios para 2017/2018, realizada pelo presidente da Escola, Marcos Patrício, e a assinatura de Termo de Parceria UESPI/APPM/ESCOLA.

continua depois da publicidade
carmelita
A prefeita eleita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro e a prefeita eleita do município de São Lourenço do Piauí, Michelle Oliveira participaram do Seminário.

Já o governador Wellington Dias pediu união na APPM, para que o municipalismo possa se fortalecer. “Desejamos que haja um consenso na eleição da entidade, para que ela possa se fortalecer ainda mais. Mas, mesmo que haja disputa, que ela seja saudável e nós trabalharemos em parceria com a gestão, assim como fizemos com Arinaldo”, relatou.

DSC_0127.JPG

O evento continuou com a palestra com o tema “Controle do Poder Judiciário na Administração Pública”, proferida pelo presidente da Associação de Juízes Federais do Brasil, Roberto Carvalho Veloso e o debatedor Jaylson Campelo, conselheiro substituto do TCE-PI, que fez muitos elogios a gestão de Arinaldo Leal na APPM, bem como a forte parceria entre as duas entidades nós últimos anos.

A segunda palestra teve como tema “Transparência Administrativa e Lei de Responsabilidade Fiscal”. Foi realizada por dr. Norberto Campelo, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, tendo como debatedor Delano Câmara, conselheiro substituto do TCE-PI.

Outras atividades

Na terça-feira e na quarta-feira palestras, mini-cursos e oficinas trouxeram ao conhecimento dos gestores temas como “Finanças Municipais”, “Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde”, “Auditoria, Controle Interno e Transparência Pública”, “Judicialização / Busca de Direitos”, com a participação de entidades como a Uespi, Funasa, Sebrae e a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O evento teve como um dos parceiros o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), que disponibilizará técnicos e espaço físico para as palestras e mini-cursos. Outra parceira é a Caixa Econômica Federal, que financiou o evento. O Seminário faz parte da meta 1 do Projeto Integrar, desenvolvido pela Escola de Municípios do Piauí. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo