Pizzaria Zé Trovão, um case de sucesso

Entenda como a empresa subiu de uma média de 10 entregas por dia para uma média de mais de 50 entregas em plena pandemia.


Celso, conhecido como Zé trovão, é dono da pizzaria que mais cresce na cidade de São Raimundo Nonato. Com mais de 38 anos no mercado, ele avalia os rumos que a empresa vem tomando nos últimos meses. O empresário relata a nossa reportagem que foram inúmeras tentativas até se consolidar como referência na região.

“Foram altos e baixos. Várias pizzarias foram abertas e fechadas, praticamente indo a falência. Sempre que fechada uma pizzaria, se iniciava uma nova na tentativa de êxito nos negócios. Em Campo Alegre de Lourdes, foram 5 pizzarias em pontos físicos diferentes, mas sempre com o mesmo nome, “Pizzaria Zé Trovão”. Em São Raimundo Nonato a história se iniciou no ano de 2004, após tentativas fracassadas na cidade de Campo Alegre de Lourdes. Em São Raimundo Nonato ao todo foram 3 pontos físicos diferentes, sempre na tentativa de conseguir crescer. No início não tínhamos funcionários, era apenas eu, minha esposa Neusa e meus filhos: Celso Filho, Kelly Cristinna, Dilson Neto e Cirilo Neto”, contou Zé trovão.

Ele explica que mesmo antes da pandemia a empresa já vinha enfrentado problemas, mas se reinventaram para sobreviver e criaram ações e produtos para se diferenciar.

“Antes mesmo da pandemia nós já enfrentávamos um grande desafio, que era a falta de estrutura física para atender nossos clientes. Funcionamos em uma residência, moramos e trabalhamos no mesmo local. Tudo foi adaptado. Com a pandemia as vendas caíram mais ainda, veio então a ideia de se fazer uma promoção na pizza grande para tentar vender algo. O maior desafio durante a pandemia foi focar no delivery. Até então, ninguém estava preparado para essa nova maneira de vender. Praticamente nenhum estabelecimento tinha entregador próprio, mochilas de entrega, etc”, afirmou.

Para o empresário o marketing digital, mídias visuais, estratégias de vendas e o uso dos canais corretos foram pontos cruciais para o sucesso da empresa. Ele relata ainda que as entregas eram realizadas por mototaxistas ou pelos seus filhos.

“No início da pandemia quem fazia nossas entregas eram os mototaxistas ou meus filhos. Os pedidos eram anotados por minha filha, por telefone ou WhatsApp, tudo feito na mão, papel e caneta. E minha esposa fazia de tudo na cozinha e serviços gerais. Com o aumento da demanda, percebemos a necessidade de utilizar um sistema para realizar os pedidos dos clientes. Inovamos e fomos os primeiros a trazer um sistema de pedidos, com site e aplicativo próprio. O cliente pode fazer seu pedido de maneira independente, rápida e segura. Sendo que seus dados de endereço ficam salvos no sistema para um possível segundo pedido, sem ter que informar tudo novamente”, detalhou.

A forma de fazer e oferecer a pizza também passou por mudanças. “Foi construído um novo forno a lenha. Adquirimos mochilas térmicas apropriadas para nossos entregadores, uniformes para toda a equipe. Embalagens personalizadas e com material de excelente qualidade. Passamos do amador ao profissional. As redes sociais ganharam cara nova e essa bagagem está nos ajudando a diferenciar nosso produto dos demais”, explicou o empresário.

Outro ponto primordial que o empresário pontua como o seu diferencial é forma única de tratar os clientes.

Nós sempre queremos entregar a melhor experiência possível, entregar a melhor pizza, ter a entrega mais rápida, entregar o refrigerante mais gelado, além de sempre em datas comemorativas buscar trazer mimos para os nossos clientes. Assim fizemos no dia das crianças, no dia da mulher, no dia das mães, e vamos continuar fazendo, pois, nossos clientes são sim especiais,” afirmou.

Atualmente a empresa possuí 14 colaboradores e teve um aumento exorbitante nas vendas. Antes a média de entrega era de 10 pizzas por dia, hoje o número aumentou para 50, sendo que esse número pode dobrar aos finais de semana e até mesmo triplicar em feriados e datas comemorativas.

“A dica que eu deixo é para não desistirem nunca. Eu estou há 38 anos nesse ramo e apenas agora estou começando a crescer. Quero chamar a atenção também para a importância de uma excelente gestão administrativa em uma empresa. No momento que começamos a fazer isso da maneira correta os resultados começaram a aparecer. Uma empresa sem gestão, não cresce nunca”, finaliza Zé trovão.

Por Joselma Ventura

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo