O processo de digitalização dos serviços públicos do Piauí começa a ser realizado no segundo semestre deste ano. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (07) pelos secretários de Planejamento, Washington Bonfim, e Educação, Washington Bandeira, durante painel no Congresso das Cidades, no Teresina Shopping.
Washington Bonfim adiantou que o lançamento da plataforma ‘Gov.Pi Cidadão’ acontece no mês de agosto, já com a inclusão de alguns dos órgãos. A ideia é que o cidadão tenha acesso a serviços públicos através de uma plataforma online e com um cadastro unificado.
“A nossa ideia é que, a partir de agosto, esses serviços já estejam disponíveis na palma da mão do cidadão piauiense”, destacou.
A nova plataforma faz parte do processo de transformação digital, uma das propostas do plano de gestão do governador Rafael Fonteles (PT). A ideia é que até 2026, todos os serviços públicos possam ser acessados de forma online, com maior agilidade, a exemplo do que já vem sendo feito no processo de abertura de empresas, através do Piauí Digital e da plataforma ‘Gov.Pi Empresas’.
Durante o painel no Congresso das Cidades, o secretário de Educação, Washington Bandeira, lembrou que as ações terão impacto direto também na pasta. Uma das mudanças implementadas acontece no processo de matrículas, que passará a ser feito de forma totalmente online, facilitando o acesso aos pais e alunos.
A tecnologia também estará mais presente na sala de aula. “Estamos implementando a transformação digital também no ensino aprendizagem, implementando novos cursos e mudando o mindset dos alunos”, disse Washington Bandeira.
A transformação digital também estará cada vez mais presente nos próximos meses na gestão pública do Piauí. Entre as prioridades está o acompanhamento de metas e de trabalho das secretarias.
Foto: Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
Energias renováveis
Os gestores ainda destacaram durante o Congresso das Cidades que o investimento em energias renováveis também é uma das prioridades da gestão Rafael Fonteles. Entre as medidas está a expansão dos cursos de capacitação no setor, anunciada pelo secretário de Educação Washington Bandeira.
“Vamos ampliar o número de cursos voltados para energias renováveis. A ideia é que a gente possa preparar a nossa juventude para ser mão de obra e também para empreender nesse segmento”, destacou Washington Bandeira.
“A gente não tem petróleo, mas tem sol e vento, e o esforço do governo do estado para nos colocar na questão do hidogênio verde”, completou Washington Bonfim.
Infraestrutura
Ainda durante o painel, o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, ressaltou o projeto de construção de um multimodal para fortalecer o escoamento da produção de grãos do Piauí. Os estudos passam pela integração entre rodovias, ferrovias e hidrovias.
“Temos o anel viário da soja, da hidrovia do Parnaíba e a perspectiva de termos de volta a ferrovia que liga Teresina e Luís Correia. Também temos a questão do Porto de Luís Correia, que é o grande tabu do desenvolvimento que a gente tem que quebrar”, ressaltou.