Em uma semana, o número de casos suspeitos de Influenza H1N1 no Piauí aumentou de 106 para 115 notificações. A atualização dos dados foi divulgada nesta terça-feira (24) pela Secretaria Estadual de Saúde. De janeiro de 2016 até agora, foram 115 casos, sendo 10 deles oriundos de pacientes do Maranhão.
Amélia Costa explica que “as amostras coletadas desses pacientes estão sendo processadas no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que é o serviço de referência para este agravo. Acredita-se que o retardo no recebimento dos resultados deve-se a demanda elevada do número de casos”.
Com relação à quantidade de mortes pela doença, a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, afirmou que “até o dia 20 de maio, mantiveram-se notificados 11 óbitos suspeitos de H1N1, o que corresponde a 9,6% do total”.
Até o momento, dos 115 casos notificados, somente 2 tiveram resultado laboratorial confirmados para H1N1, 14 para Síndrome Respiratória Aguda Grave(SRAG) não especificada, um caso foi isolado o Adenovírus e 98 aguardam resultados laboratoriais para o seu encerramento.
Ações preventivas
Na oportunidade, a Sesapi alertou que as pessoas precisam realizar ações preventivas para evitar a doença como, por exemplo, a higienização das mãos, principalmente, antes de consumir alimentos, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.