De sábado para domingo, foram descartados 24 casos suspeitos – já são 611 desde o início dos testes no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI).
Também houve queda no registro de novos casos suspeitos, que cresciam de forma gradual ao longo da semana – ontem eram 293, mas passaram a 272 neste domingo.
O aumento dos casos descartados, acompanhado da redução de novas notificações, pode ser um sinal positivo dos esforços para impedir o avanço do novo coronavírus no Piauí. No entanto, há falta de testes para dar real dimensão do número de infectados no estado.
Na sexta-feira (3), a Sesapi começou a distribuir os kits de teste rápido recebidos do Ministério da Saúde. A expectativa é de que, nos próximos dias, novos exames sejam feitos e as autoridades tenham um cenário mais detalhado do avanço da Covid-19.
Dos 24 casos confirmados, quatro faleceram – dois pacientes de Teresina, um de Parnaíba e um de São José do Divino. Exceto por um outro caso oriundo de Campo Maior, todos os outros pacientes são da capital.
Enquanto prefeitos e o Governo do Estado tentam evitar a propagação mais rápida do vírus com isolamento social, hospitais de campanha começaram a ser montados em Teresina, em preparação para eventual aumento do número de pacientes.
A preocupação gerada pelo novo coronavírus é com a possibilidade de muitas pessoas adoecerem ao mesmo tempo, sobrecarregando o sistema de saúde e, com isso, gerando mortes por falta do atendimento necessário.