Secretaria Estadual de Saúde garante que vacinação vai continuar no Piauí. Mais uma etapa da entrega feita pelo Ministério da Saúde no Estado foi concluída nesta manhã, com o recebimento de vacinas. O Estado soma hoje, pouco menos de 500 mil doses de vacinas recebidas.
Segundo o diretor de vigilância e atenção à saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, até as 16 horas desta segunda-feira, a distribuição deve acontecer, inclusive nos postos da capital. “Estamos na quinta etapa de entregas. Recebemos pouco menos de 500 mil doses, cerca de 63 por cento recebidas e agora a tarde já estarão indo para os municípios”, disse, acrescentando que em Teresina também foram reabastecidos os postos de saúde.
H1N1
A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos ou nariz.
O dia D de mobilização da campanha de vacina contra a gripe será dia 12 de maio. Fazem parte dos grupos prioritários os indivíduos com 60 anos ou mais de idade, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade, as gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Saiba como se prevenir do vírus H1N1 com medidas simples: clique aqui.
Flash Erica Paz Pereira