O Ministério da Saúde informou que o Piauí e todos os estados do Nordeste poderão ter um surto de dengue a partir de março de 2020. Em 2019, o Brasil registrou 1.544.987 casos de dengue com 782 mortes, segundo dados da pasta, um aumento de 488% em relação a 2018. Os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo também poderão ter o surto de dengue.
Em entrevista ao portal G1, o porta-voz do Ministério da Saúde, Roberto Said, afirmou que a dengue é uma doença sazonal e que o quadro é dinâmico e pode mudar em pouco tempo. “No momento os nove estados do Nordeste e as regiões do Sudeste com grande contingente populacional pouco afetadas em 2019 estão no nosso alerta”, disse.
Em novembro do ano passado, a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), informou que os casos de dengue no estado cresceram 332,7% de 2018 para 2019. Na época o órgão afirmou que mais de 7 mil casos foram registrados.
A doença
A dengue é transmitida por várias espécies de mosquito do gênero Aedes, principalmente o Aedes aegypti. O vírus tem quatro tipos diferentes e a infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.
Um contágio subsequente por algum tipo diferente do vírus aumenta o risco de complicações graves no paciente. Como não há vacina disponível no mercado, a melhor forma de evitar a epidemia é a prevenção, através da redução ou destruição do habitat e da população de mosquitos transmissores e da limitação da exposição a picadas.