O Piauí já registrou dois óbitos por dengue grave confirmados por critério laboratorial este ano. As mortes foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde e registradas no mês de junho. Segundo dados divulgados pelo órgão, até o dia 30 de setembro, o Piauí registrou 5.867 casos de dengue confirmados, tendo um crescimento de 72 casos quando comparado ao mesmo período de 2014, quando foram registrados 5.795 casos.
Os dados revelam ainda que 22 casos de dengue grave foram notificados no Estado, tendo sido 19 confirmados. 39 casos foram confirmados como dengue com sinais de alarme, que indicam um agravamento no quadro clínico do paciente com dengue. Todos os casos foram registrados em 113 municípios, sendo que em 2014, foram em 131 municípios.
Em relação aos casos suspeitos, foram notificados 7.329 casos em 2015, em 170 municípios e 7.186 casos em 2014, em 168 municípios.
Os dados do Piauí seguem até o momento, em sentido contrário aos números nacionais. Em boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde foi revelado que, com 693 mortes por dengue confirmadas, o país já registrou no ano o recorde de vítimas da doença. É o número mais alto desde 1990, o dado mais antigo disponível. Vale ressaltar que as estatísticas consolidadas só consideram os registros de 4 de janeiro até o dia 29 de agosto, o que indica que o balanço final do ano pode ser maior.
Agravamento
As mortes por complicações da dengue são divididas em dois tipos mais comuns: a febre hemorrágica e a síndrome do choque da dengue. No primeiro caso, o vírus ataca órgãos como o fígado, o que reduz a produção de plaquetas, células responsáveis pela coagulação, causando sangramentos internos e externos.
No segundo caso, o organismo passa a produzir células de defesa em excesso para tentar combater a infecção. A reação, no entanto, pode ser tão exagerada que o sistema imunológico passa a atacar o próprio corpo.
O órgão federal defende que está trabalhando em conjunto com Estados e municípios para “análise técnica e conclusão das investigações de todos os casos”, e acrescenta, em matéria publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo que promove durante todo o ano, ações para o controle da dengue, como realização de curso para profissionais de saúde e visitas técnicas de monitoramento.
No Piauí, a Sesapi também listou os 10 municípios que tiveram mais casos confirmados:
Teresina
Picos
Parnaíba
São Raimundo Nonato
Oeiras
Alvorada do Gurgueia
Pedro II
Barras
Esperantina
Bom Jesus
fonte:cidadeverde.com