O Piauí inaugurou oficialmente, nesta segunda-feira (25), o serviço de cirurgia cardíaca pediátrica 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com capacidade de realização de até oito procedimentos, a partir de agora, alguns casos de cardiopatia congênita passam a ser realizados no estado, o que aumenta consideravelmente as chances de vida do paciente.
O serviço funciona no Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP).
“É um marco para a saúde pediátrica. Agora as cirurgias podem ser realizadas 100% SUS dentro do Hospital Infantil […] gradualmente estamos aumentando a complexidade dessas cirurgias e a população ganha com isso. Aquele deslocamento que vai à família e o paciente, em um momento tão difícil, pode ser realizado dentro do próprio estado do Piauí”, destaca Ribamar Bandeira, diretor do Hilp.
Ele completa que a ideia é que o estado se torne, cada vez mais, independente. Anteriormente, as cirurgias cardíacas pediátricas eram realizadas por meio de parceria-público. Muitos casos chegavam a ser judicializados e o tratamento era realizado fora do domicílio.
O cirurgião cardíaco Marcelo Biscegli Jatene destaca que a demanda de crianças com cardiopatia congênita e que não conseguem tratamento é alta em todo o país.
“A criação de um centro que tem a possibilidade de oferecer tratamento para alguns tipos de cardiopatias simples ou complexas é um grande avanço”, explica o especialista.