O Piauí continua a registrar aumento de casos e óbitos pelo novo coronavírus, que alcançou metade dos municípios do estado, nesta segunda-feira (18). São 2.440 testes positivos e 85 mortes, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Nas últimas 24 horas, foram confirmados 5 óbitos – um deles na capital e os demais no interior – além de 153 novos casos espalhados em todo o estado.
A vítima de Teresina era um homem de 67 anos com problemas cardíacos. Faleceram ainda outros três pacientes do sexo masculino de: Matias Olímpio (74 anos, cardiopata), Uruçuí (53 anos, diabético) e Pavussu (75 anos, septicemia).
Água Branca igualou Parnaíba em número de óbitos com a quinta morte por Covid-19 – uma mulher de 65 anos que era diabética. O município tem 35 casos de infecção pelo novo coronavírus – 20,1 casos para cada grupo de 10 mil habitantes, segunda a maior incidência do estado (perde para Cocal de Telha, com 42,94).
Casos confirmados
Agora são 113 municípios com casos confirmados do novo coronavírus, 50,4% do total do estado. Entraram na lista: Avelino Lopes, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Nazaré do Piauí, Nova Santa Rita, Olho D’água do Piauí, Pavussu e Passagem Franca.
O primeiro caso de Juazeiro do Piauí foi confirmado pela Prefeitura, mas ainda não entrou no boletim da Sesapi. Trata-se de um homem de aproximadamente 50 anos, que se encontra em isolamento domiciliar na localidade Ipueira do Brasão, zona Rural do município.
Em todo o Piauí, o acumulado é de 2.440 testes positivos desde março, quando começou o registro de casos no estado. Dos novos testes, o mais novo tem 2 meses de vida, e o mais velho, 88 anos.
Teresina chegou a 1.327 casos confirmados. Depois da capital, os municípios com mais registros de infecção pelo novo coronavírus são Parnaíba (123) e Picos (112), os únicos que ultrapassaram a marca de 100 casos.
Situação hospitalar
Em 24 horas, apenas um paciente recebeu alta hospitalar – 297 no total acumulado.
A ocupação dos leitos teve crescimento, em especial nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), que passaram de 121 para 127 pacientes internados (52,70% do total).
O total de internações chegou a 369 – dez a mais que no dia anterior.
Fábio Lima