Pesquisa é aplicada em São Raimundo Nonato para mapear o coronavírus

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), em conjunto com o Instituto Amostragem, estão realizando uma pesquisa em onze municípios do Piauí com o objetivo de estimar a quantidade de pessoas infectadas pelo coronavírus no estado. Até o momento, o Piauí apresenta 17 óbitos e 297 casos confirmados da Covid-19, doença causada pelo vírus.

O Governo do Piauí informou que será possível realizar uma estimativa dos casos no estado para que possa ser organizado ainda mais as ações de combate ao coronavírus no território piauiense. Os municípios que participam são: Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Piripiri, Picos, Floriano, Oeiras, Corrente, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença.

A pesquisa será domiciliar, com pesquisadores indo até residências sorteadas para realizar os testes rápidos nos locais selecionados. Os profissionais estarão devidamente identificados com crachá, colete e logomarca do instituto, além de seguir os cuidados como o uso de luvas, máscaras e álcool em gel.

continua depois da publicidade

Testes rápidos

O Governo do Piauí, até agora, destacou que já recebeu 33.400 unidades de testes rápidos, enviados pelo Ministério da Saúde. A distribuição deles permitiu a secretaria a acompanhar a situação de uma forma mais ampla, com a realização do mapeamento, para diminuir ainda mais o problema da subnotificação de casos da Covid-19 no estado.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo