Personalidades e autoridades foram agraciadas na noite desta quinta-feira (24/11) com a medalha do Mérito Legislativo, concedida pela Câmara Municipal de Teresina, com indicação feita pelos vereadores da Casa. A comenda é uma forma de reconhecimento àqueles que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento da capital e o bem estar social, prestando relevantes serviços.
A sessão no plenário Vereador José Ommati foi presidida por Luiz Lobão, presidente da Câmara.
O secretário de Cultura Fábio Novo foi um dos agraciados, em homenagem proposta pelo vereador Gilberto Paixão (PT). Ele foi escolhido para falar em nome dos agraciados.
“Eu sei que deve ser uma missão um tanto difícil, fazer essa escolha, sabemos a quantidade de pessoas que tem relevantes serviços prestados pela cidade de Teresina”, comenta Novo, destacando ainda a grande quantidade de jornalistas homenageados na noite.
– Fotos: Fábio Carvalho/180graus
A vice-reitora da Universidade Federal do Piauí professora Nadir Nogueira também recebeu a honraria. “É uma grande homenagem, e me sinto honrada de ter o trabalho reconhecido, afinal estão aqui pessoas que têm destaque e trabalhou por Teresina”, disse, agradecendo à Casa por aprovar a indicação da homenagem, por unanimidade.
Outro homenageado foi Sérgio Bandeira, que recebeu a homenagem das mãos do pai Ricardo Bandeira. “Uma honraria muito importante pra mim, é o reconhecimento do trabalho que a gente tem feito como jornalismo, e também como político e como homem público. Um momento significativo pra mim, ainda mais por estar recebendo a homenagem das mãos deste vereador, que é meu pai, e reconhece o trabalho que a gente tem feito com as famílias, depois que a gente se tornou evangélico, ensinando comportamentos de como a pessoa deve seguir na vida, e também quando ocupa um cargo público”, agradece.
A lista de homenageados inclui ainda o médico Paulo Marcio, o coordenador da Agenda Teresina Matias Matos, o radialista Gil Costa, o Padre João Paulo, o coordenador da CCOM João Rodrigues Filho, o engenheiro Cleto Baratta, Francisco Duarte Barbosa, o oftalmologista Thiago Castro, Deusdete Nunes, a advogada Cristiane Mendes (representada pelo pai Fernando Mendes), Adolfo Araújo, o médido Redemack Duarte Amorim, Delson Castelo Branco, o ex-senador João Vicente Claudino, Francisdo de Jesus Lima, o jornalista João Neto, o advogado Jurandir Porto, e Gildásio Rocha.
A Medalha do Mérito Legislativo Municipal foi instituída pelo Decreto Legislativo nº 333, de 3 de agosto de 2006, de autoria do então presidente José Ferreira. A honraria é outorgada às pessoas físicas ou jurídicas, nacionais e estrangeiras, que se tenham tornadas dignas de reconhecimento e é aprovada pelo voto mínimo de 2/3 dos membros do Legislativo Municipal. A insígnia da medalha é constituída pela interpretação heráldica do Brasão da Câmara Municipal de Teresina.