Perda de força aumenta 2 vezes o risco de morte


O estudo que mostrou isso juntou dados de diversas pesquisas. Consistiu numa revisão de literatura com 57 estudos, totalizando mais de 15.000 pessoas envolvidas.

Os estudiosos buscaram entender como se comportam as perdas de força dos músculos que atuam na articulação do joelho durante o envelhecimento de homens e mulheres.

continua depois da publicidade

Foi observado um declínio brusco numa certa idade. Para os músculos extensores de joelho foi observada uma quedar brusca nos homens a partir dos 67 em média. Já para as mulheres essa perca ocorria bem antes, quando atingia apenas 42 anos.

Essa conclusão gera reflexões muito importantes, pois baixos níveis de força podem aumentar em mais de 2 vezes a taxa de mortalidade.

A perda de força por 2 principais motivos: ENVELHECIMENTO NATURAL – com o avanço da idade todos os sistemas do organismo começam a falhar, e o hormonal não é diferente. E isso provoca grandes alterações hormonais (menopausa e andropausa) impactando diretamente no padrão de força.
O segundo motivo é SEDENTARISMO – ou seja, é a perda acentuada de força pelo desuso, pela falta de atividade física.

Tal constatação sinaliza que o papel do Profissional de Educação Física é fundamental nesse processo. Pois uma boa orientação física pode mudar totalmente o quadro descrito acima. E devemos começar  “ontem “;

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo