A Folha de São Paulo publicou uma reportagem onde destacou uma nova modalidade que vem ganhando mais adeptos no país, principalmente para quem é fissurado em culinária. É o “Moritsuke”, termo dado aos japoneses para a arte de compor os alimentos em um prato de forma bonita e harmônica.
E o Piauí acabou por fazer parte deste movimento, com sua arte cerâmica surgindo como opção de compra para empresários da região sul do país.
O empresário Milton Freitas, foi longe atrás de louças. Os pratos com desenhos rupestres, personalizados com o nome do restaurante, foram trazidos da Serra da Capivara, parque localizado no município de São Raimundo Nonato, região Sul do Piauí.
Produzidas em argila retirada de modo sustentável, sem escavação do solo, as peças são tingidas com o próprio barro, colaborando com a preservação do parque nacional.
“Me encantei tanto pelos produtos e pelo projeto social, que emprega artesãos da região, que fui para lá planejando passar dois dias e acabei ficando dez”, conta Milton.