A Ópera da Serra da Capivara encerrou a 3ª edição deste ano ao som de muito forró e com todo um suingue nordestino com a apresentação da cantora Mariana Aydar no anfiteatro da Pedra Furada, no Parque Nacional Serra da Capivara. A artista lançou recentemente o EP “Veia Nordestina”, onde mostra a paixão pela cultura do Nordeste.
Antes do show, Mariana falou da emoção de estar no festival e de cantar no palco natural de um dos maiores patrimônios históricos do mundo. “Tenho certeza que vou amar cantar nesse palco, isso aqui tá muito lindo. E o Nordeste é uma cultura, um povo que luta muito. Esse é um show de agradecimento a esse povo que tanto me ensinou e ainda ensina. Fazer esse show no Nordeste é sempre muito especial, declarou.
O III Ato Carcará emocionou os presentes com as apresentações das várias expressões artísticas como dança, música, luz e projeção tecnológica e digital em videomapping com o uso de diversos recursos artísticos e elementos cenográficos que narraram a história do povo nordestino, nossa cultura e nossa identidade.
A Ópera é um importante vetor de turismo e de desenvolvimento sustentável por meio da cultura e está atraindo turistas de todo país para acompanhar o evento. A cirurgiã plástica, Lydia Masako Ferreira, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ficou encantada com atração.
“É a segunda vez que estou na cidade e a primeira que participo da Ópera da Serra da Capivara e preciso dizer que esse espetáculo é internacional. Ter no Piauí um espetáculo desse porte é realmente surpreendente para todos nós. Eu sou de São Paulo e é um orgulho para nós, brasileiros, ter um espetáculo como este aqui no nordeste, pontuou.
Ao final do espetáculo foi anunciado, ao público, o tema do IV Ato da Ópera da Serra da Capivara. Em 2020, a grande homenageada será a arqueóloga, Niède Guidon em comemoração aos 50 anos da chegada de Niède ao Piauí.