OAB-PI visita Niède Guidon para tratar sobre manutenção da Serra da Capivara

Para tratar sobre o a manutenção do Parque Nacional (Parna) da Serra da Capivara, a secretária adjunta da Instituição da Ordem dos Advogados do Brrasil, secção Piauí, Élida Franklin, o conselheiro federal Celso Barros Neto e o diretor acadêmico da ESA-Piauí, Antonio Gonçalves Honório, estiveram reunidos com a arqueóloga Niède Guidon e a antropóloga Anne Marie Pessis, durante visita a São Raimundo Nonato.

 

serra da capivara

continua depois da publicidade

 

 

A reunião contou ainda com a participação dos advogados da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), Yêdda Castro Reis e Wilson José Ferreira Neto, que explicaram sobre o plano de ações emergenciais apresentado pela FUMDHAM à Justiça Federal e Ministério Público Federal e já aprovado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com Niède Guidon, o Parque está sendo mantido com seus recursos pessoais e existe a necessidade urgente de verba para cumprir o pagamento da folha de pessoal. Segundo a pesquisadora, os funcionários do PARNA, em sua maioria mulheres, são pessoas carentes e que, muitas vezes, têm no salário única fonte de recursos para sustento da família.

Para auxiliar nesse ponto, o conselheiro federal da OAB Celso Barros Neto sugeriu peticionar a liberação emergencial de recursos oriundos dos rendimentos dos valores bloqueados com vistas a pagar o salário dos empregados.

“A OAB-PI, desde o início do ano, vem tentando obter recursos para a manutenção do Parque, inclusive participamos de uma audiência pública aqui mesmo na Justiça Federal de São Raimundo Nonato a fim de garantir que esses recursos sejam assegurados e que o Parna volte a funcionar plenamente”, frisou Élida Franklin.

A secretária adjunta destacou, ainda, que a Seccional está defendendo a realização de evento do Conselho Federal da OAB na região, como forma de incentivar o turismo e o reconhecimento do Parna da Serra da Capivara, inscrito pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial, e que “precisa ser valorizado como tal”. Os representantes da OAB-PI também participaram do I Congresso de Direito e Processo do Trabalho de São Raimundo Nonato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo