O sedentarismo pode matar


A Organização Mundial da Saúde (ONU) coloca o sedentarismo como o mal do século, pois a partir dele, a população pode desenvolver uma série de doenças e comorbidades.

Segundo dados do IBGE, mais de 40% da população brasileira é sedentária. Estamos falando de quase 100 milhões de brasileiros que não fazem atividade física o suficiente. Isso deveria representar uma grande preocupação para nossos gestores públicos, pois uma população doente produz pouco e os custos de tratamento são altos.

continua depois da publicidade

Os dados do sedentarismo são alarmantes. No Brasil morrem 300 mil pessoas por ano. E no mundo são mais de 5 milhões.


Uma pessoa é considerada sedentária quando ela não consegue acumular pelo menos 150 minutos de atividade física modera, ou pelo 75 minutos de atividade intensa por semana.

A principal consequência do sedentarismo é a probabilidade aumentada para desenvolvimento de uma série de doenças como: obesidade, diabetes, hipertensão, vários tipos de câncer, distúrbios metabólicos, síndrome do pânico, depressão, etc.

A dica para você não ser sedentário é a seguinte; procure adotar um estilo de vida mais ativo ( passear com o pet, utilizar mais escadas em vez de elevador, lavar um carro, varrer um quintal) e escolha uma atividade física que você tenha alguma afinidade, pois somente você gostando é que perdurará na sua prática.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo