Pelo enunciado das ações que pontuam os interesses dos 13 representantes do Piauí no Congresso Nacional, a tese, ou o projeto, ou a ideia de dispor duas emendas impositivas no Orçamento Geral da União de 2017 para a construção das obras de duplicação das rodovias federais nas entradas de Teresina já morreu.
Já se pode contar os dias para a Missa de 7º. Porque, pelos claros, porém não muito convincentes, interesses dos deputados Assis Carvalho e Marcelo Castro, todo o dinheiro apurado, algo perto de R$ 250 milhões, será fatiado para a compra de medicamentos (nisso Assis é conhecer profundo, basta ver ação do Ministério Público apurando licitação viciada na Secretaria de Saúde) e de patrulhas mecanizadas. E, como se imagina que não haverá qualquer reação (se houver, além de Ciro Nogueira, que o deputado ou senador se anuncie) da parte dos demais membros da bancada federal, já dá para ver que o fatiamento deverá atender aos interesses de todos.
Ou seja, cada parlamentar terá direito de escolher os municípios para ir pessoalmente entregar o kit agropecuário (trator, caminhão, pá carregadeira), bem assim, também terá o mimo na área de saúde, podendo indicar a distribuidora que lhe apetecer os bolsos. Esse filme é velho. Em sã consciência, o mais simplório dos leitores não pode imaginar que até o governador do Estado, sobre cujos ombros pensam as responsabilidades pela péssima situação do setor de mobilidade urbana, vá deixar que os interesses mais comezinhos de um ou dois parlamentares prevaleçam nesse momento.
Quem quiser ver como as mães dos políticos e gestores são tratadas, basta tentar sair de Teresina, rumo a Picos, em qualquer horário. Suas mãezinhas padecem naquele trecho do fantasmagórico viaduto da Avenida Miguel Rosa que no governo Wilson Martins a propaganda na TV chegou a anunciar como concluído, quando só tinha os tapumes. Vai o Piauí perder mais uma vez. E ninguém faz nada.
Teresina, pior impossível!
Não é nem tanto pelo calor acima dos 40 graus, porque a população já se acostumou. Mas Teresina está insuportável, impossível de se viver, diante das queimadas desordenadas, criminosas, irresponsáveis.
E quem cuida disso?
Exército do fogo
Já que é reconhecida a deficiência dos bombeiros de Teresina, embora em toda a corporação exista boa vontade em ajudar, o governador Wellington Dias poderia pedir a ajuda so Exército para agir contra os incêndios ambientais.
A população agradece.
Dia e noite infernais
Não é possível que toda a população de Teresina continue passando pelo sofrimento que passaram no último feriado. As queimadas provocaram intensa e fumaça, prejudicando sobretudo velhos e crianças.
Maiores focos
Os homens do exército conseguem adentrar nas matas e agir de forma eficiente. Onde os caminhões dos bombeiros não conseguem chegar é que estão os maiores focos.
Vida dura
Está ruim para jornalista viver. Dias atrás, uma juíza quebrou o sigilo de um jornalista para descobrir quem foi a fonte de suas notícias.
Agora, o editor-chefe do site Folha MS, Erik Silva enfrenta processo judicial por ter revelado o super salário de um servidor público.
Acaba não, mundão!
O nome de Alckimin
A Folha de São Paulo só faltou citar o nome do deputado federal Heráclito Fortes como o nome que o governador paulista Geraldo Alckmin guarda para lançar na disputa da presidência da Câmara dos Deputados em fevereiro próximo.
Alchim, segundo a Folha, quer fazer frente a Aécio Neves, propondo buscando projeção partidária compatível com o patamar que ele tem hoje na política.
Tarimbado
Velho conhecedor dos meandros da política (e dos políticos) em Brasília, Heráclito Fortes chegou a ser citado como candidato a presidência da Câmara, com a cassação de Eduardo Cunha, mas abriu mão em favor de Rodrigo Maia.
Já foi terceiro secretário e vice-presidente da Câmara.
Projetos da Teresa
Teresa Britto, diga-se, por questão de justiça, tem renovado seu mandato de vereador, pelas causas sociais que abraça, ainda que polêmicas.
Não precisa ir muito longe, basta citar a de ser contra as vaquejadas.
Reação a vaquejada
Grande segmento da população, possivelmente, o maior número, é contra esse tipo de prática, que os defensores chamam de esporte e os que são contrários, batizam-no de ação criminosa contra os animais.
Em artigo no Portal AZ, o advogado criminalista Miguel Dias Pinheiro passa o carimbo:
“Não faz diferença, seja vaquejada ou rodeio o ato humano em si é bestial, irracional, sem nenhuma justificativa humana para os dias atuais”.
Fim da carroça
Teresa Britto já anuncia o que fará no exercício desse novo mandato: vai trabalhar para por fim às carroças puxadas por animais. Os condutores impõem grande sacrifício aos animais.
O projeto é bom, basta que sensibilize o prefeito da cidade a trocar a carroça por tração animal pelo motor, seja a diesel, gasolina ou qualquer outra fonte de energia.
Ar poluído
Tem um ‘operador’ de secretaria estadual que cobra até pelo ar que os empreiteiros respiram na hora de cobrarem pelas obras realizadas.
E agora é que a coisa vai acochar porque o dito perdeu eleição municipal.
Fila de espera
De 2.203 pacientes em 2014 para 358 em 2016. Os números representam uma redução de mais de 80% na fila de espera por atendimento. Os dados são do Serviço de Internação do Hospital Getúlio Vargas (HGV). A direção do maior hospital público do Piauí diz que esse resultado foi alcançado graças a realização de mutirões aos sábados e feriados e a implantação do terceiro turno à noite.
Ping Pong
Afinidade com o PT
Os deputados João de Deus (PT) provoca Robert Rios, durante café, no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa:
João de Deus: “Robert você é a cara do PT”
Robert: “A única afinidade que tenho com o PT é o Viagra…”
João de Deus: “Como assim?”
Robert: “Ele não levanta mais nenhum dos dois”.
Expressas
O Governo do Piauí realizará o 1º Feirão de Automóveis do Servidor. O evento vai ocorrer de 3 a 5 de novembro, das 8h às 22h, no estacionamento do Teresina Shopping.
A Defensoria Pública abriu inscrições de teste seletivo para estágio remunerado. Os candidatos podem se inscrever até o dia 31 de outubro.
Também do Teresina Shopping, nos dias 17 e 31 de outubro, Sesc Saúde Mulher realizará gratuitamente exames de citologia e mamografia. O evento é em apoio a campanha Outubro Rosa.