O ano da energia solar: entenda os motivos que estão levando diversas pessoas a aderirem ao sistema

Quem instalar energia fotovoltaica ainda em 2022 terá isenção de taxa por 23 anos, explica engenheira eletricista Paloma Damasceno.

Já pensou uma conta de R$2.000,00 de energia elétrica cair para R$95,00? Isso é o que pode acontecer quando você instala placas solares através de um projeto de energia fotovoltaica.

continua depois da publicidade

E segundo a engenharia eletricista Paloma Damasceno, o momento de investir em energia solar é agora. Pois a Lei nº14.300/22 sancionada no começo do ano regularizou a cobrança de custos de distribuição de energia para quem gera a própria energia solar.

“A principal regra da nova lei diz respeito ao pagamento de uma taxa que altera a composição da conta de luz, e é por isso que ela é conhecida como lei da “taxação do sol”. Nesse sentido, as pessoas que adquirirem um sistema fotovoltaico a partir de 2023 serão incluídos na nova regra. Basicamente, quem gera energia solar passa a pagar pelo uso da infraestrutura disponibilizada pela distribuidora nos períodos em que não há geração simultânea, ao contrário do que acontece até então” explica a engenheira.

Em outras palavras, significa que os consumidores que produzem a própria energia agora passarão a pagar tarifas como um pedaço da componente TUSD Fio B (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição), sobre a energia produzida.

A Lei traz mudanças na regulamentação da geração, distribuição e consumo de energia solar no país, fazendo com que os projetos, que hoje podem se creditar de 100% da energia gerada, passem a ser taxados progressivamente.

“A taxação incidirá somente sobre a parcela injetada na rede e iniciará com 15% sobre o percentual da componente tarifária (FIO B) de cada concessionária e será acrescido de 15% a cada ano, totalizando 100% do custo de distribuição em 2029. Por isso é preciso se preparar para aderir a esse sistema o quanto antes e aproveitar os benefícios, garantindo seus direitos até 2045. São décadas sem custos além do investimento que possui retorno em médio/curto prazo e com uma economia imediata de até 95% no valor da conta de luz. Manutenção mínima e uma opção sustentável, 100% limpa e renovável” pontua a engenharia.

Aos que aderirem ao sistema fotovoltaico ainda neste ano enviando seu pedido de conexão na concessionária até 07/01//2023, estarão isentos das taxações instauradas pela nova Lei. A PSA Engenharia Elétrica está pronta para te ajudar a conquistar sua independência energética e gerar sua própria energia sem taxação. Para saber mais, entre em contato pelo número (86)98139-2835.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo