Niède Guidon recebe o prêmio da Ordem do Mérito Cultural

Niède Guidon foi indicada e ganhou a Grã-Cruz, grau mais alto das condecorações, da Ordem do Mérito Cultural 2015. A Ordem é concedida somente a personalidades, grupos ou instituições, como reconhecimento por suas contribuições ao Brasil. A cerimônia aconteceu na última segunda-feira (9) no Palácio do Planalto.

 

Ordem do Mérito Cultural deste ano homenageia o poeta paulista Augusto de Campos, criador do movimento nacional de poesia concreta, na década de 1950. Além de Niède Guidon, também receberam a outorga o poeta Augusto de Campos, o cantor e compositor Arnaldo Antunes, o compositor Humberto Teixeira (in memoriam), entre outros.
Ordem do Mérito Cultural



A premiação foi criada em dezembro de 1991. Na solenidade há a entrega de insígnias pelo presidente nos graus de Grão-Cruz, Comendador e Cavaleiro. A entrega deve ser feita, a princípio, no dia 5 de novembro de cada ano, quando se comemora o Dia Nacional da Cultura.
Niède Guidon

continua depois da publicidade



Formada pela Universidade de São Paulo (USP) em História Natural, Niède dedicou-se a estudar há mais de 40 anos a pré-história do Brasil. Ela é responsável pela criação do Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região de São Raimundo Nonato, interior do Piauí, no ano de 1963.
Guidon já recebeu outros prêmios como: o Prêmio Faz Diferença (2005), o Prêmio Tejucupapo da Revista Nordeste VinteUM (2010), a medalha comemorativa pelo aniversário dos 60 anos da UNESCO concedida em Joanesburgo, África do Sul (2010), e recebeu pela Fundham, para o Parque Nacional da Capivara, a medalha de ouro pelo primeiro lugar na premiação para a Cultura do Herity Italia (2010).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo