Municípios piauienses são premiados por excelência na alfabetização

A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) premiou, nesta quinta-feira (5), os municípios com melhor desempenho na Avaliação Undime-PI de Alfabetização. O Selo Undime-PI de Alfabetização foi entregue durante solenidade que contou com a presença de representantes de mais de 50 municípios piauienses, no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí.

A Avaliação Undime-PI de Alfabetização, resultado de uma parceria entre a entidade e a plataforma Mobieduca.me, é uma inovação no processo de coleta e análise em larga escala da alfabetização nas redes municipais públicas de ensino do Piauí. As provas aplicadas em setembro foram destinadas a alunos do 2º ano e contaram com 14 questões – três delas de habilidade em leitura e as demais, em escrita. Na sequência, os municípios receberam sugestões de melhorias por parte da equipe técnica da Undime-PI. Após a aplicação de nova avaliação, foi possível aferir os resultados referentes às medidas pedagógicas implantadas em função da avaliação diagnóstica.

continua depois da publicidade

“A Avaliação Undime-PI de Alfabetização e este Selo contribuem para que a meta do Plano Nacional de Educação segundo a qual todas as nossas crianças devem estar alfabetizadas no terceiro ano seja alcançada nos municípios piauienses”, afirmou Cleidimar Tavares, presidente da Undime-PI e Dirigente Municipal de Água Branca, durante a premiação.

Vice-presidente da Undime-PI e Dirigente Municipal de Domingos Mourão, Érika Graziela lembrou que a realização da Avaliação e a entrega do Selo são ideias de toda a Diretoria da entidade. “É muito louvável porque os municípios precisam desse reconhecimento. E é um trabalho que poderia ser feito pelo Ministério da Educação, mas que a Undime, independente de qualquer coisa, está fazendo; um trabalho que está sendo modelo para todos os outros estados. Todos que estão aqui realmente são merecedores de receber esse prêmio”, comentou.

O prefeito de Cocal, Rubens de Sousa Vieira, parabenizou a Undime-PI pela iniciativa. “Receber esse Selo é muito importante para nós; dá um estímulo maior ao nosso trabalho. Sabemos que a educação é a plataforma essencial no desenvolvimento dos municípios”, disse. O prefeito de Castelo do Piauí, José Magno, tem opinião semelhante. “Um reconhecimento como esse estimula e incentiva os nossos profissionais da educação a buscarem uma melhor qualidade na educação de Castelo do Piauí. Já somos primeiro no Ideb do Estado e recebemos várias premiações em níveis nacional e estadual. Esse Selo é mais um importante reconhecimento ao trabalho que está sendo feito”, declarou.

Já o secretário estadual de Educação, Ellen Gera, ressaltou o fantástico desempenho dos municípios piauienses na Avaliação Undime-PI de Alfabetização. “Esse prêmio reconhece boas práticas que são realizadas pelos nossos professores por todo estado do Piauí. Fico muito feliz por, enquanto secretário de Estado de Educação, poder participar deste momento. Se nós olharmos dados educacionais das últimas duas décadas, vamos ver que a educação avança em passos acelerados, avança no ensino médio e avança no ensino fundamental. Avança na educação infantil e vamos avançar muito na alfabetização”, pontuou.

2020
A edição 2020 da Avaliação Undime-PI de Alfabetização já está em campanha de adesão. As primeiras avaliações devem ser aplicadas no mês de abril. “Tenho certeza que este ano nossa Avaliação terá uma proporção maior, abrangendo mais municípios, porque foi um projeto-piloto que deu muito certo”, finalizou Cleidimar Tavares.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo