Moascha lança coleção inspirada na Caatinga

A marca de roupas sanraimundense está lançando uma coleção inspirada na Caatinga com o intuito de difundir o bioma local através da moda e enaltecê-lo.

Conversamos com o diretor da marca, Luan Castro:

continua depois da publicidade

Redação: Luan, como foi pensada esta coleção?

Luan Castro: A coleção foi pensada para criar um elo entre as pessoas e esse bioma singular que é o único 100% brasileiro, a ideia se tornou tão abrangente que acabamos dividindo-a em dois seguimentos, uma linha de camisetas e outra com peças diferentes disponíveis para encomenda.

Luan Castro, diretor da MOASCHA

Redação: Como foi feita essa divisão?

Luan Castro: A primeira proposta possui camisetas com o nome do bioma em vários estilos. A camiseta é a minha peça preferida do guarda roupa, porque ela não é apenas uma peça de roupa, ela é um meio de comunicação, é possível saber muito sobre uma pessoa pela camiseta que ela veste e a mensagem que ela transmite.

Luan Castro: A segunda linha foi desenvolvida de forma mais sofisticada e está disponível para encomendas. Fizemos este segmento mais ousada, que vai do praia ao casual chic, sempre trabalhando coma a versatilidade das peças, por exemplo, como não temos praias, os maiôs foram pensados para funcionar tanto quanto maiô, quanto bodys; os kaftans vestem tanto quanto bata quanto saída de praia.
Redação:
Como foram desenvolvidas as estampas da coleção?

Luan Castro: Todas as estampas foram criadas por mim através de fotografias que eu fui tirando da vegetação local, das folhas, dos galhos, dos troncos, cada foto se tornou uma estampa incrível!

Redação: A marca definitivamente se consolidou no mercado, como você ver isso economicamente?

Luan Castro: É difícil você fazer moda “limitada”, eu sei que eu ganharia muito mais financeiramente se investisse numa ideia geral, mas isso não me saciaria por dentro, porque meu propósito não é só fazer roupas, mas também fazer as pessoas valorizarem suas raízes, a MOASCHA sempre teve como papel a identidade, por isso que além das pessoas apoiarem a ideia, é importante que elas também consumam o produto. Quando você compra uma camiseta da MOASCHA você não está alimentando apenas uma empresa, mas tudo aquilo por trás, você está valorizando a ideia, a mão de obra local entre outras coisas. Esta coleção, por exemplo, estamos fechando para que parte do lucro das camisetas seja destinada ao projeto “Mata Branca”, criado pelo Fotógrafo André Pessoa que tem como objetivo preservar as espécies nativas da caatinga.

Redação: A empresa tem ambição de crescer e se tornar uma marca nacional?

Luan Castro: Minha vontade nunca foi transformar a MOASCHA numa grande empresa, não quero que minhas roupas virem apenas mais um produto, não quero que elas percam a pegada artesanal, handmade. O meu principal objetivo, acredito que já consegui, que era fazer as pessoas terem orgulho de usar uma roupa 100% feita aqui com uma ideia voltada para a nossa própria identidade. 

A marca faz muito sucesso com suas camisetas inspiradas na Serra da Capivara produzidas de forma artesanal com a técnica tie dye.

Redação: Foi difícil conseguir isso?

Luan Castro: Muito! A princípio as pessoas se envergonhavam de usar uma roupa feita na cidade, eu até entendo, porque as camisetas da Serra nunca foram pensadas necessariamente na moda, mas sim como um produto comum, diria até uma lembrança. Tive que trabalhar bastante para quebrar esse preconceito e fazer as pessoas vestirem a camisa literalmente, como já falei, acredito que consegui o meu objetivo, hoje é impossível ir numa festa da cidade e não encontrar pelo menos uma pessoa vestindo uma camiseta da MOASCHA, isso é muito gratificante.

Redação: Qual o próximo passo da marca?

Luan Castro: Por enquanto estou trabalhando nesta coleção da #caatinga, quero ver a reação das pessoas em relação a ela, mas já penso em desenvolver outros temas, até agora eu não desenvolvi 1% do que eu tenho em mente, nossa região é muito rica, dificilmente me faltará inspiração para novas coleções, vem muita coisa boa por aí. FIM

A coleção #Caatinga chega às lojas esta semana, é possível comprar também pelo Instagram da marca @Moascha_oficial

 


 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo