Ministério reconhece situação de emergência em 126 cidades piauienses afetadas pela seca

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em 126 cidades do Piauí afetadas pela seca. A portaria foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU), confira AQUI a lista de municípios:

Agora, as prefeituras podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Até o momento, o MIDR possui 208 reconhecimentos de situação de emergência vigentes no Piauí, dos quais 193 por seca, 12 por estiagem e três por chuvas intensas. A nível estadual, 129 prefeituras tiveram decretos semelhantes devido à seca verde.

Antes do reconhecimento da situação de emergência, o MIDR já havia autorizado o repasse de cerca de R$ 253,2 mil para as cidades de Betânia do Piauí, Fartura do Piauí e Dirceu Arcoverde para desenvolver ações de mitigação dos efeitos da seca.

onforme o decreto do Governo do Estado, o território piauiense está sofrendo com a irregularidade das chuvas e a redução dos volumes hídricos em barreiros, rios, riachos, especialmente na região centro-norte, na divisa com o Ceará. As consequências têm atingido, com mais força, os pequenos produtores.

Do total de cidades em situação de emergência, pelo menos 45 enfrentam seca grave, com colapso no abastecimento de água, perda total na produção agrícola de pequenos produtores, morte de animais e desaparecimento de enxames de abelhas, o que compromete também a produção de mel.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo