Margarete participa da apresentação do Criança Feliz em Brasília

vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, participa, nesta quinta-feira (9), em Brasília, da reunião de apresentação do programa do governo federal, Criança Feliz. O encontro será comandado pela embaixadora do programa, Marcela Temer.

Nesse sentido, Margarete esteve em reunião preparatória, nessa quarta-feira (8), em Teresina, com dirigentes do Centro de Referência Estadual de Microcefalia; o superintendente multiprofissional do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), Aderson Luz; a gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi, Meriane Araújo, e o diretor-geral da Maternidade Dona Evangelina Rosa, José Brito.

O centro de referência atende crianças que estão inseridas nos critérios estabelecidos no Programa Criança Feliz, que são crianças que recebem assistência continuada.

continua depois da publicidade

O encontro tratou dos avanços, das necessidades e de todas as informações do centro que é modelo para todo o país e que poderá ser exemplo no encontro em Brasília. “Caso seja aberto o espaço, pretendo apresentar todos os detalhes sobre o nosso centro de referência que é um modelo que tem sido copiado pelo país e tem obtido bons resultados”, disse Margarete.

Atualmente funcionando em três salas que foram cedidas pela direção da Maternidade Evangelina Rosa e organizadas com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Centro de Referência Estadual de Microcefalia funciona durante a semana e com agendamento prévio, disponibilizando serviços de pediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e neuropediatra.

“As crianças são referenciadas pelas secretarias dos seus municípios e a consulta delas é agendada por email ou por telefone”, informou a diretora do centro, Isabel Almeida. “No momento, precisamos da instalação do eletroencefalograma, equipamento que o Estado já cedeu, além de um ultrassom específica numa determinada ala e de uma pessoa técnica que nos ajude na parte burocrática. Além disso, precisamos de mais pediatra, mas o Estado se comprometeu à contração de um profissional dessa área, o que já é essencial para essa equipe que está agora”, relatou a diretora, destacando as atuais necessidades.

Aderson Luz, superintendente multiprofissional do Ceir, na ocasião, denominou como importante a oportunidade de mostrar mais detalhadamente para a vice-governadora o trabalho desenvolvido pelo Ceir.

“No Piauí, temos mais de 100 crianças diagnosticadas com microcefalia. Dessas, no Ceir, temos 70 crianças em atendimento em Teresina, e as outras 31 crianças são atendidas pelas unidades de Picos e Parnaíba. Então, é muito importante essa preocupação e o interesse do governo federal, junto com a vice-governadora do nosso estado, acerca da situação em que se encontram essas crianças que nasceram advindas dessa doença causada pelo vírus zika”, declarou Aderson.

Atendimento

O Ceir conta com uma equipe multidisciplinar, com profissionais capacitados, técnicas modernas e equipamentos de última geração, com o diferencial de priorizar a humanização no atendimento a pessoas com deficiência, incluindo a microcefalia. “Os serviços de atedimento a crianças com deficiência e microcefalia realizados no estado do Piauí, coordenado pela Sesapi, têm sido copiadas por outros estados. O Centro de Microcefalia e o Ceir que, apesar de possuir poucos recursos, tem conseguido fazer muito”, concluiu superintendente.

Criança Feliz

O programa surge com o propósito de fortalecer as políticas públicas para promover o desenvolvimento infantil integral, priorizando gestantes e crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo