-“Para mim uma grande honra ser ministro de uma das pastas mais importantes do Brasil” diz o Deputado. Os recursos para saúde foram conseguidos em quanto o Dep. foi o Ministro da Saúde.
Recentemente o deputado Federal Marcelo Castro, foi o ministro da saúde da Presidente Dilma Russeff, que corresponde ao setor governamental de mais importância, pois acarreta o maior volume de recursos à serem aplicados e é responsável pela administração e manutenção da Saúde Pública do País.
O deputado conta em entrevista a honra de ter representado o Piauí e o Brasil no ministério e das dificuldades enfrentadas nesse setor: -”Tenho certeza de que representei bem o meu Piauí e o Brasil, peguei o ministério numa crise, com uma epidemia de Zika Vírus que nunca tinha havido na história da humanidade, mas felizmente fomos muito bem elogiados pela presidente Mundial de saúde e pela presidente Pan-mericana pelo nosso trabalho e atuação no ministério da saúde”, disse.
O Deputado atuou sete meses frente ao ministério da saúde e fez uma correção na distorção de gastos que afetam principalmente os estados do norte e nordeste. Quando o deputado começou a atuar no ministério, o Piauí recebia um teto de gasto de 114 milhões por ano, e com as ações ele conseguiu aumentar o custeio para 202 milhões por ano: -“Infelizmente os recurso vão mais para os estados ricos do que para os estados pobres, isso é inaceitável! O certo seria que a união mandasse maiores recursos para os estados menos desenvolvidos, mas isso não acontece porque a maioria dos ministros é do centro sul do País, quase não tem ministros nordestinos, hoje o Piauí faz empréstimos na casa dos 600 milhões que terão que serem pagos com juros e correções” diz Marcelo Castro.
Marcelo Castro investiu principalmente no seu estado do Piauí, que já tem uma boa estrutura de saúde organizada mas faltava recursos , e hoje com algumas ações implantadas no seu mandato como ministro puderam ser melhoradas. Por fim o Deputado ressalta a importância que é ter um deputado do seu estado frente aos ministérios.