O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva conversa na manhã desta quinta-feira (22/10) com alunos da rede estadual de ensino através do programa de Mediação Tecnológica da Secretaria Estadual de Educação. Em um dos estúdios da TV Antares, o bate papo com os estudantes segue com a presença do governador Wellington Dias, dos secretários Rejane Dias e Rafael Fonteles, e ainda, do presidente do Sistema Antares, Humberto Coelho.
A mediação tecnológica no Piauí atinge mais de 15 mil alunos em 117 municípios do Piauí, com 300 pontos de recepção das transmissões. As aulas são ministradas direto de Teresina, em dois estúdios da TV Antares, o que possibilita que duas aulas sejam ministradas ao mesmo tempo.
Ao apresentar o ex-presidente para os estudantes da rede, o governador Wellington Dias ressaltou – falando diretamente aos alunos da cidade de Queimada Nova – que aquele era o presidente responsável por garantir a implantação do projeto Luz Para Todos e por possibilitar que a cidade fosse asfaltada.
Ao abrir o diálogo com os jovens, Lula disse que em todo processo educacional é discutida uma estratégia para envolver a sociedade para que ela possa cobrar do poder público. “A comunidade brasileira precisa interagir para que a gente possa recuperar o tempo perdido. O Brasil padece de alguns problemas crônico e as mudanças ainda não foram feitas totalmente, ela só começou a ser feita. E é por isso que estou andando pelo país, para olhar os bons exemplos, como ontem quando visitei o colégio Didácio. Estou conseguindo ver que embora o Piauí não seja o estado mais rico, ele tem evoluído, vim aqui para aprender”.
Lula disse ainda reconhecer a intenção de Wellington para que ele se torne embaixador do Piauí e leve o exemplo do estado para outros fóruns. “Ele [Wellington] está querendo que eu seja embaixador dele e que possa levar para o governo o que está acontecendo aqui, mostrando que essa é a forma mais eficaz e econômica para um ensino de qualidade para o povo. E é isso que vou fazer, viajar o país defendendo um plano de educação”.
Fechou seu discurso dizendo que o Piauí será bem melhor quando “estiver exportando conhecimento”.
REPÓRTER: Bruna Veloso – Direto da TV Antares