Levantamento avalia percentual de vacinação contra febre aftosa

Atento ao desenvolvimento do setor agropecuário, o Governo do Piauí trabalha no fortalecimento do rebanho bovino piauiense. Dentro dessa perspectiva, o Estado desenvolve, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), o projeto de verificação dos vinte municípios do estado que registraram os menores índices de vacinação contra a febre aftosa. O objetivo é implantar medidas para conscientizar, fiscalizar e, posteriormente, aumentar os índices de vacinação registrados, consolidando a posição do Piauí como área livre da doença.

c37c806687_media

De acordo com Idílio Moura Fé, gerente de Defesa Animal da Adapi, desde que recebeu o certificado de zona livre da aftosa, em maio de 2014, o estado vem mantendo os índices de vacinação acima dos 95%. Porém, medidas preventivas são necessárias para manter o atual status. “Nosso objetivo é obter índices superiores à média estipulada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que é acima de 90%, porque o Piauí é considerado área livre da febre aftosa e precisa se manter esses índices vacinais, inclusive avançando nessa classificação”, completa o gerente.

continua depois da publicidade

A implantação do projeto ocorrerá durante seis meses, sendo os três primeiros para o levantamento dos municípios que irão participar do projeto e três meses para a implantação das medidas de correção para o aumento dos índices de vacinação desses municípios e o acompanhamento profissional durante o período de vacinação. O projeto prevê investimentos da ordem de R$ 1.031.051,02.

O Piauí possuir um rebanho bovino na zona livre com vacinação para febre aftosa, favorece o estado no cenário nacional de comercialização de produtos agropecuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo