Leishmaniose canina: o que é, sintomas e tratamento

A médica veterinária Aline Assis, tira as principais dúvidas sobre a doença.


Também conhecida como calazar, a Leishmaniose canina é uma infecção parasitária que pode ser transmitida para seres humanos. Segundo a veterinária Aline Assis, apesar de relativamente silenciosa no início, a doença tende a evoluir para quadros mais graves, podendo, inclusive, levar à morte.

A seguir, saiba mais sobre a prevenção, quais são suas causas, como é o tratamento e o que fazer para controlar a doença.

continua depois da publicidade

Site SãoRaimundo: Como é transmissão da Leishmaniose?

Aline Assis: A principal forma de transmissão do parasito para o homem e animais é através da picada das fêmeas de flebotomíneos contaminadas com o protozoário, principalmente em períodos noturnos. Em cães existem outras vias de transmissão já detectadas, como a transplacentária, a venérea e a iatrogênica por meio de transfusão de sangue contaminado.

Site SãoRaimundo: Quais os principais sintomas da Leishmaniose em cães?

Aline Assis: Há um amplo espectro de sinais clínicos, desde animais aparentemente saudáveis, passando por assintomáticos, podendo permanecer clinicamente inaparente por longos períodos, até estágios severos da doença. Entretanto, já foi demonstrado que cães infectados, mesmo assintomáticos, são fonte de infecção para os flebotomíneos e, consequentemente, têm papel ativo na transmissão de Leishmania. As manifestações clínicas clássicas são bem inespecíficas, tais como: dificuldade locomotora, perda de peso, caquexia, apatia, vômito, diarreia, anemia e lesões oculares. Dentre os animais afetados pela doença sistêmica, cerca 50 a 90% também apresentam algum envolvimento cutâneo.

Site SãoRaimundo: Existe cura para a Leishmaniose em cachorros?

Não existe cura. A realização do tratamento em cães diminui a carga parasitaria e a capacidade infectiva de cães ao vetor.

Site SãoRaimundo: O que fazer para prevenir?

Aline Assis: Uso de produtos repelente no ambiente e nos animas, como coleiras e produtos tópicos, em associação com a vacinação dos cães, que tem extrema importância na prevenção e controle da Leishmaniose.

Site SãoRaimundo: A doença também é perigosa para humanos?

Aline Assis: Sim, por ter potencial zoonótico, torna-se importante para a saúde pública, sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como uma das doenças tropicais negligenciadas mais importantes.

Site SãoRaimundo: Como é o tratamento da leishmaniose?

Aline Assis: Para o tratamento, é feito um estadiamento da doença no cão, e em seguida faz-se a escolha do melhor protocolo para reduzir carga parasitária no animal. Procure sempre um Médico veterinário de confiança para fazer o acompanhamento do seu animal.

Aline Assis é médica veterinária formada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco- 2013. CRMV/PI 1152 VP. Especialista médica em cirurgia de pequenos animais pela Qualittas. Sócio proprietária do Espaço Pet com foco na clínica geral e cirúrgica.

Contato: (89) 3509-0420

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo