Laboratórios da Fundação Museu do Homem Americano são referência nacional e internacional

Apesar dos constantes apelos da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), para manutenção da infraestrutura de primeiro mundo implantada no Parque Nacional Serra da Capivara, a pesquisadora Niéde Guidon costuma afirmar: “recursos para a pesquisa científica nunca faltaram na região”.
3363_06082016070627
Um exemplo disso são os trabalhos desenvolvidos nos laboratórios da FUMDHAM, localizados no Centro Cultural Sérgio Motta, na zona urbana de São Raimundo Nonato, Piauí. É um marco positivo para um estado tão sofrido pelas constantes secas e falta de infraestrutura e, por isso mesmo, deveria ser apoiado fortemente não apenas pelos órgãos públicos, mas inclusive pela iniciativa privada.
Em seus laboratórios foram, estão e serão desenvolvidas pesquisas que não apenas questionam a chegada do homem ao continente americano, mas sobretudo estudos que podem ajudar o Piauí a se desenvolver de uma forma socialmente justa a médio e longo prazo.
Com laboratórios especializados em cerâmica, orgânicos, megafauna, líticos, entre outras áreas, eles já ajudaram na formação de alunos do Brasil e do exterior e continuam sendo palco para pesquisas de especialização, em especial mestrados e doutorados. E tudo isso acontece numa pequena cidade do Piauí. Exemplo e motivo de orgulho.
André Pessoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo