Jatinho tem para-brisa quebrado enquanto sobrevoava São Raimundo Nonato

Na descida, o jato foi de 40 mil pés (cerca de 12 km) de altitude para 12 mil pés (3,6 km) em menos de 8 minutos.

Um susto num voo executivo levou os pilotos a fazerem uma descida rápida. A conversa com o controle de tráfego aéreo foi gravada. O caso envolveu o jato executivo Cessna Citation 560XL de matrícula PS-OIG, que decolou de Teresina com destino a São Paulo, mas, quando sobrevoava São Raimundo Nonato, no Piauí, teve o para-brisa de um dos lados da cabine trincado.

Geralmente, esse tipo de evento afeta apenas uma das camadas do vidro da aeronave. Como medida de precaução, entretanto, os pilotos comandaram uma descida de emergência e declararam “Pan-Pan”, solicitando pouso em Petrolina (PE), conforme o áudio no player a seguir:

continua depois da publicidade

Na descida, o jato foi de 40 mil pés (cerca de 12 km) de altitude para 12 mil pés (3,6 km) em menos de 8 minutos, chegando em alguns pontos a atingir a razão de descida de 6.720 pés por minuto, bastante alta.

Já em um nível de voo mais baixo, no qual se pode voar sem pressurização de cabine, se necessário, os pilotos avaliaram a situação e decidiram seguir para Montes Claros (MG). Um dos pilotos comentou a situação após o susto, como mostrado no vídeo abaixo.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo