No dia 13/01/2017 foi realizada uma incursão ao sítio arqueológico Toca do Salitre, no Povoado Serra Nova, na PI-144, zona rural do município de São Raimundo Nonato-PI.
Este sítio é conhecido pela grande quantidade de pinturas rupestres existentes no abrigo sob rocha, sendo tido por muitos como um dos mais bonitos da região, e que merece atenção especial por estar situado fora dos limites do Parque Nacional Serra da Capivara.
Situado em área que corresponde ao Corredor Ecológico entre os Parques Nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões, no ano de 2015 foi noticiada a retirada ilegal de madeira no caminho que dá acesso ao sítio. Na ocasião também foi observada a recorrência de atos de vandalismo no local, e a necessidade de um monitoramento permanente juntamente com ações de educação patrimonial junto à comunidade.
Durante a visita nos deparamos com 4 jovens, Ana Cristina, Carol, Savana e Ruan, todos com faixa etária de cerca de 10 anos e moradores das imediações. Em conversa com os mesmos foi explicada a importância do patrimônio arqueológico para a comunidade local, bem como para toda a sociedade como um todo, além da responsabilidade e o ato de cidadania que é garantir a proteção deste sítio arqueológico para as gerações presentes e futuras, por se tratar de vestígios que contribuem para a compreensão da história da humanidade.
As crianças apresentaram as suas interpretações para as imagens observadas no suporte rochoso além de demonstrarem a sua reprovação aos atos de vandalismo. Elas foram estimuladas a fazer uso de uma câmera fotográfica retratando o seu olhar sobre o sítio arqueológico.
Em continuidade às ações de Educação Patrimonial, levamos para a comunidade no dia 17/01/2017 os registros fotográficos impressos realizados em conjunto no sítio arqueológico Toca do Salitre, que resultou no envolvimento de um maior número de pessoas da região que são os principais agentes para a preservação deste sítio arqueológico.
As fotos foram de grande importância para alguns membros das famílias, principalmente para os mais idosos, que tiveram a oportunidade de relembrar de momentos vividos neste local, assim como para aqueles que nunca visitaram este sítio arqueológico. Isso mostra o quanto é vital a participação da comunidade na preservação do meio ambiente.
Cada uma das crianças recebeu um pequeno álbum com as imagens que tiraram além de alguns bombons que simbolicamente selaram a nossa amizade e o vínculo para a preservação do sítio arqueológico Toca do Salitre e para os demais da região.