Com o intuito de atenuar os efeitos provocados pela seca, o Ministério da Integração Nacional assegurou a liberação de R$ 15,7 milhões para implantação de adutora de engate rápido considerada mais viável para atenuar os efeitos da seca em diversos municípios do Território Serra da Capivara que enfrentam um colapso hídrico. A obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF).
“É um modelo mais simples, mais fácil, mais ágil uma adutora que pode rapidamente ser iniciada e resolver o desespero da falta de água em nove municípios do Território Serra da Capivara”, salientou Hélio Isaías, o secretário de Estado da Defesa Civil, acrescentando que foi uma luta incansável que contou com o importantíssimo apoio do governador Wellington Dias, da vice-governadora Margarete Coelho, da prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro e do senador Ciro Nogueira. Vale também destacar o apoio do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que se sensibilizou com a crise hídrica enfrentada pelas famílias do nosso semiárido e autorizou o repasse dos recursos.
O sistema, de engate rápido, contará com infraestrutura hídrica de 26 quilômetros e levará água dos poços da Serra Branca ao sistema adutor do Garrincho.
Serão beneficiados com a adutora de engate rápido os municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, São Lourenço do Piauí, Bonfim do Piauí, Várzea Branca, Anísio de Abreu, São Braz do Piauí, Dirceu Arcoverde e Jurema.