O atual prefeito e candidato à reeleição tem 48,50% das intenções de voto em recente pesquisa.
O candidato Avelar Ferreira (PSD) lidera a disputa pela Prefeitura de São Raimundo Nonato, a 520 km de Teresina. Em pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Credibilidade, o atual prefeito e candidato à reeleição tem 48,50% das intenções de voto e dispõe de larga vantagem para a segunda colocada, Carmelita Castro (PP), que aparece com 38,00%. O terceiro lugar é ocupado por Elizete Sousa (PRP), com 3,75% das intenções e em último, Professor Gemir Dias (PROS), com 0,25%. Ainda na pesquisa estimulada, 9,50% dos entrevistados responderam que não sabem ou não quiseram opinar.
O candidato do PSD, Avelar Ferreira, também lidera a corrida para Prefeitura de São Raimundo Nonato na pesquisa espontânea, quando questionado em quem vai votar, o próprio eleitor cita o nome do candidato espontaneamente. Nessa modalidade, Avelar Ferreria (PSD) tem 46% dos votos, enquanto Carmelita Castro (PP) aparece com 37% e Elizete Sousa (PRP) 2,5%. Já o candidato Professor Gemir Dias foi citado em 0,25% das intenções de voto e 14,25% não sabem ou não quiseram opinar.
O Instituto Credibilidade também ouviu os eleitores são raimundenses sobre a avaliação da atual gestão do prefeito Avelar Ferreira (PSD). De acordo com a pesquisa, 51,75% dos entrevistados aprovam a administração do atual prefeito. 42,25% desaprovam e 6% informaram que não sabem ou não quiseram opinar.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto Credibilidade entre os dias 09 e 11 de setembro, em bairros da zona urbana e povoados da zona rural de São Raimundo Nonato, onde foram entrevistados 400 eleitores. A pesquisa utilizou a amostragem não aleatória por cotas proporcionais de sexo, faixa etária, grau de instrução e renda domiciliar no município de São Raimundo do Nonato e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob número PI – 01311/2016. A margem de erro é de 4,85% para mais ou para menos.
87% dos eleitores afirmam que não irão mudar o voto
O Instituto Credibilidade também perguntou aos eleitores de São Raimundo Nonato se eles podem mudar o voto até o dia das eleições, 02 de outubro. 87,25% deles responderam que não vão mudar o voto, enquanto apenas 4%, confirmaram que podem sim mudar o voto. 3,5% responderam talvez e 5,25% informaram que não sabem ou não quiseram opinar. Com a margem de erro de 4,85% para mais ou para menos, o índice de eleitores que já decidiram em quem votar ficar acima de 80%.
Na zona urbana, a pesquisa do Instituto Credibilidade realizou entrevistas nos bairros Gavião, Caruaru, Novo Zabelê, Santa Fé, Santo Antonio, Galo Branco, São Félix, Centro, Baixão da GIiomar, Primavera, Milonga, Aldeia, Umbelina I e II, Alto do Cruzeiro, Santa Luzia, Altamira, Cohab Santa Luzia, Portelinha, Paraíso das Aves, Duvirgens, Cohab Junco, Grota dos Pereiras, São José, Barro Vermelho e Cipó.
Na zona rural, a pesquisa visitou os povoados Lagoa do Né, Bonito, Lagoa do Luiz, Cachoeirinha, Lagoa das Emas, Lagoa da Firmeza, Moisés, São Vitor, Lagoa Danta, Fechadão, Nazário, Lagoa do Meio, Baixão do Sítio, Lagoa de Fora, Gameleira, Novo Horizonte, Macacos, São José, Pé do Morro, Quixó e Garrincho.
Por: João Magalhães – Jornal O DIA