Um grupo de índios da tribo Fulni-ô que estão em São Raimundo Nonato, fazendo uma série de apresentações de suas tradições nas escolas de São Raimundo Nonato e municípios da região, se apresentaram na tarde desta quarta-feira, dia 27 de abril, na Praça Cel. João Antunes de Macêdo (Praça da Semtas), no bairro Gavião. Esta é a segunda vez que os índios Fulni-ô se apresentam na cidade de São Raimundo Nonato.
A apresentação aconteceu através de uma parceria entre Manu Produções que os representa, a empresária Socorro Macêdo e a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), representada pela Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Kátia Dias Guerra Ferreira. Além da Assistência Social, marcaram presença a equipe da Secretaria Municipal de Educação que também trabalhou nesta parceria com a Manu Produções.
Antes das apresentações dos Índios, eles colocaram na praça do Gavião seus produtos artesanais em exposição para venda, já que o artesanato é uma das suas principais fontes de renda na atualidade. Em seguida se apresentaram para centenas de pessoas alí presentes.
A Secretaria Municipal do Trabalho e Assitência Social mobilizou todos os grupos de idosos e crianças atendidas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para participarem desta apresentação histórico-cultural dos índios Fulni-ôs.
Para compor a mesa foram convidados Ana Galdina Ferreira, representando sua mãe a Primeira Dama e Secretária Kátia Dias Guerra, a Secretária de Cultura Damiana Crivellari, A Coordenadora da Secretaria Municipal de Educação Ivete Neri, representando a Secretária de Educação Professora Rosa Amélia e a Agenciadora local dos Indios Fulni-ôs Socorro Macêdo.
Representando a Primeira Dama, Ana Galdina fez a entrega de uma lembrancinha para cada um dos índios que agradeceram a mesma de forma especial e aproveitaram para agradecer toda a população de São Raimundo Nonato pela receptividade.
Ana Galdina esteve no evento representando sua mãe a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Kátia Ferreira
Emoções no encontro de Seu Enoque com os índios
Um momento marcante do evento foi quando o Senhor Enoque que é um dos membros do grupo de idosos da SEMTAS se levantou e foi até os índios se apresentando como um legítimo índio, e pediu para fazer uma apresentação de uma dança em ritual indígena. Os índios gostaram tanto que na dança final da apresentação o senhor Enoque foi o destaque entre os índios que se juntaram pra dançar em grande comemoração.
Senhor Enoque conversndo com um dos líderes da tribo
Fonte: Ascom PMSRN